FPA – Lusa, com foto
Tóquio, 19 jan (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, prometeram hoje impulsionar a cooperação bilateral numa altura em que os dois países celebram 10 anos de relações diplomáticas.
No início de uma visita de três dias ao Japão, Ramos-Horta reuniu-se hoje com Yoshihiko Noda, que ofereceu o apoio do Japão nos esforços timorenses de reconstrução nacional, através da cooperação económica e do desenvolvimento dos recursos humanos do país, e prometeu ajudar na realização das eleições presidenciais e legislativas previstas para este ano, disseram fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês, citados pela agência Kyodo.
Segundo as mesmas fontes, Ramos-Horta disse que, apesar de Timor-Leste ter alcançado um progresso económico nos últimos anos, ainda tem dificuldades nos recursos humanos e precisa da ajuda da comunidade internacional.
O Presidente timorense convidou o chefe do Governo japonês e outros governantes para uma visita a Timor-Leste, disseram as fontes.
Já na quarta-feira, a televisão pública japonesa (NHK) noticiou que o Japão iria oferecer um empréstimo de 70 milhões de dólares a Timor-Leste para apoiar o desenvolvimento das suas infraestruturas, nomeadamente para uma estrada entre Díli e as cidades na zona oriental do país.
O Japão decidiu fazer um empréstimo em vez de uma doação porque Timor-Leste já começa a beneficiar do rendimento dos seus campos de petróleo e gás no mar de Timor, esclarece a NHK.
Sem comentários:
Enviar um comentário