segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Reunião técnica do g7+ sobre o plano de acção e implementação do "New Deal" em 2012



Sapo TL

Timor-Leste, como líder dos países frágeis que se encontram organizados no g7+, tomou a iniciativa de organizar uma reunião entre os 19 países membros com o tema “Forward Looking Planning Session” que decorreu entre os dias 25 e 28 de Janeiro, no Ministério das Finanças, informa a página do governo timorense.

A reunião tem como objectivo discutir o plano de desenvolvimento operacional do New Deal em 2012, especificamente sobre a consolidação dos trabalhos do g7+ no que respeita à Construção da Paz e do Estado (Peace Building and State Building), desenvolvendo indicadores e estratégias para serem apresentados na 67a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Setembro de 2012, com o intuito de adoptar o New Deal como resolução.

Esta reunião do grupo g7+ pretende formar dois grupos de trabalho. Um, para acompanhar a socialização na comunidade internacional, bem como o conteúdo da definição do espectro da fragilidade, e outro para a implementação do acordo New Deal nos países piloto do g7+ tais como Timor-Leste, Libéria, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, Sudão do Sul, Afeganistão e os seus parceiros internacionais.

O que resultar desta reunião vai servir como orientação na monitorização da implementação do New Deal em 2012.

Libéria, Serra Leoa, Afeganistão, Ilhas Salomão, República da África Central, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Guiné-Bissau, Chade e Somália, bem como de representantes do Banco Mundial, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Overseas Development Institute (ODI) são outros dos participantes nesta reunião.

SAPO TL com Governo Timor-Leste

Sem comentários:

Mais lidas da semana