sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

STP: ADIADA SEM DATA MARCADA MANIFESTAÇÃO NA ILHA DO PRÍNCIPE




Ofensiva diplomática de Patrice Trovoada
junto a José Cassandra evita mega manifestação na ilha do Príncipe

Abel Veiga - Téla Nón

A vinda do Presidente do Governo Regional do Príncipe a São Tomé para cumprimentos ao Presidente da República, esta terça–feira, permitiu ao Primeiro Ministro abrir diálogo directo com José Cassandra. Patrice Trovoada terá fretado um avião para levar José Cassandra de regresso a cidade de Santo António.

Depois de desejar bom ano ao Presidente da República Manuel Pinto da Costa, ao descer as escadas do Palácio do Povo, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada cruzou com o Presidente do Governo Regional José Cassandra que subia para cumprimentar o Chefe de Estado.

Fonte segura garantiu ao Téla Nón que na escada do Palácio do Povo o Primeiro Ministro Patrice Trovoada cumprimentou o Presidente do Governo Regional, desejou-lhe um bom ano 2012, e propôs a José Cassandra um encontro em separado depois de este sair do Palácio do Povo.

Assim aconteceu. Foram mais de duas horas de conversa entre o Primeio Ministro e o Presidente do Governo Regional. José Cassandra que deveria regressar a ilha do Príncipe às 11 horas de terça – feira no voo regular, a pedido de Patrice Trovoada teve que ficar em São Tomé, até mais tarde. Aliás, segundo a fonte do Téla Nón, Patrice Trovoada acabou por fretar uma aernave para levar José Cassandra de regresso a Santo António.

A reunião demorada serviu pela primeira vez para os dois homens chegarem a entendimento, acerca da realização do projecto de investimento do gupo HBD – Boa Vida, e a materialização de uma série de promesas feitas por Patrice Trovoada, a favor da população da ilha do Príncipe.

Segundo a fonte do Téla Nón, numa altura em que a UMPP estava a desenvolver um intenso trabalho de mobilização da população do Príncipe para a mega manifestação que estava prevista para esta quinta – feira, ao regressar a ilha do Príncipe esta terça – feira após a saudação ao Presidente da República por ocasião do ano novo, José Cassandra, enquanto líder da UMPP deveria intensificar os preparativos para a mega manifestação.

O Chefe do Governo são-tomense, sabendo da dimensão do movimento de protesto que estava a ser organizado no Príncipe, utilizou o trunfo certo e correcto no Estado de Direito Democrático, o diálogo. Ao invés das declarações inflamadas em relação ao Príncipe, que protagonizou na última semana de Dezembro de 2011 através das antenas da TVS, Patrice Trovoada deu esta terça feira o passo certo. Sentou e conversou com o Presidente do Governo Regional.

Assim que chegou a cidade de Santo António, José Cassandra reuniu a UMPP, e logo a seguir foi anuniada a desconvocação da mega manifestação.

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana