domingo, 5 de fevereiro de 2012

Austrália: Milhares de pessoas deslocadas no nordeste devido a cheias



JCS - Lusa

Sidney, Austrália, 05 fev (Lusa) -- Milhares de pessoas tiveram hoje de ser deslocadas das suas casas devido ao aumento das inundações que afetam há uma semana o nordeste do país.

As autoridades aconselharam os 3.800 residentes da localidade de Saint George, sudoeste do estado de Queensland, a abandonarem as suas casas para evitarem ficar isolados devido à impossibilidade de construir, a tempo, diques que contenham as águas.

"Não sabemos até quando teremos a estrada aberta devido à enorme quantidade de água dos rios Maranoa e Balonne. Por isso aconselhamos as pessoas a saírem o quanto antes", explicou a líder municipal Donna Stewart.

Além de autocarros para ajudar as populações a retirarem os seus haveres, as autoridades enviaram um avião militar para retirar 41 pessoas internadas num centro médico para o hospital de Brisbane, capital do estado.

Os peritos estimam que as águas atinjam o seu pico máximo na terça-feira com 14 metros de altura, o máximo até agora registado na região.

Saint George foi devastada em 2010 por um enxurrada depois do rio Balonne subir até aos 13,4 metros e também foi afetada em 2011 nas inundações que mataram mais de 30 pessoas em Queensland.

Além da região de Saint George, outras regiões como Charleville e ainda Moree, em Nova Gales do Sul, estão a ser afetadas por inundações, muito embora em algumas regiões o nível da água registe alguma descida.

Sem comentários:

Mais lidas da semana