domingo, 5 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Inaugurado novo posto de fronteira com Timor Ocidental



MSE - Lusa

Díli, 04 fev (Lusa) - O Governo de Timor-Leste inaugurou hoje em Batugadé o novo posto integrado de fronteira com Timor Ocidental, Indonésia, com o objetivo de fomentar as relações comerciais e a amizade entre os dois países.

O novo posto integrado junta, além de um mercado de fronteira, os serviços de emigração, alfândega, saúde e transporte.

"É um conjunto de serviços que instalámos na fronteira para facilitar o comércio com o país vizinho, a Indonésia. Nós já assinámos um acordo de passes de fronteira que permite aos cidadãos de ambos os lados deslocarem-se para cada um dos lados até à distância de sete quilómetros", afirmou à agência Lusa o ministro da Economia, João Gonçalves.

Segundo o ministro timorense, o "objetivo é fomentar as relações comerciais entre os dois países".

João Gonçalves considerou também que o novo posto integrado de fronteira vai contribuir para o crescimento económico e o desenvolvimento local, na fronteira, juntando-se ao recentemente inaugurado hipódromo.

"Para além de benefícios económicos que vamos ter, vamos fomentar também as relações de amizade entre os dois países", disse.

O ministro da Economia timorense relembrou que Timor-Leste tem um "potencial extraordinário" e que brevemente, com a entrada na Associação dos Países do Sudeste Asiático, poderá ser uma ponte entre o Oriente e o Ocidente.

"Por sermos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, temos a União Europeia e temos também o mercado da CPLP. Esperamos em 2013 ser membros da ASEAN. Isto significa que nós podemos vir a ser uma plataforma ou uma ponte de ligação entre o Oriente e o Ocidente", disse.


Sem comentários:

Mais lidas da semana