quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cabo Verde: China empresta 39,2 ME para projeto de habitação social



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 15 fev (Lusa) - Cabo Verde e China assinaram hoje em Pequim um acordo de empréstimo de 51 milhões de dólares (39,2 milhões de euros), destinado a um projeto ligado à construção de 1.600 fogos de habitação social no arquipélago.

Num comunicado, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) cabo-verdiano adiantou que o acordo de empréstimo foi assinado pelo embaixador de Cabo Verde em Pequim, Júlio Morais, e pelo vice-diretor geral do Departamento de Empréstimos Concessionais do EXIMBANK (China), Wang Fade.

No comunicado, o MIREX adiantou que a taxa de juro anual é de 2 por cento, com um período de maturidade de 20 anos.

O empréstimo surge na sequência do acordo-quadro assinado pelos dois países na Cidade da Praia a 04 de janeiro deste ano, altura em que foi rubricado o acordo para um outro, de 12 milhões de dólares (9,2 milhões de euros), sem juros.

No total, são 63 milhões de dólares (48,4 milhões de euros) para financiar a construção de cerca de 1.600 fogos de habitação social em várias ilhas, destinadas a melhorar as condições de vida de mais de 6.500 pessoas de rendimento baixo.

"Ressalve-se a resposta positiva do governo chinês ao pedido do Executivo cabo-verdiano, no sentido de acordar condições especiais de financiamento para este projeto, combinando um empréstimo concessional com um outro, sem juros, de forma a não onerar o Tesouro do Estado na fase da sua amortização", concluui o comunicado do MIREX.

Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana