terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CAGANDO* E ANDANDO PARA O GOVERNO DE PASSOS É TEMA DO CARNAVAL


Governo reunido fede que tresanda
FERNANDO SILVA

Nesta terça-feira de carnaval não é feriado em Portugal, mas para a maioria dos portugueses até é. O governo decretou que não haveria tolerância de ponto. E não há. Mas há para a maioria. Quer dizer, há para uns e para outros não – os funcionários públicos em repartições desertas. Isto é Portugal e a sua assimetria a todos os níveis, e agora também em mais esta vertente carnavalesca.

Hoje, o governo de Passos está mascarado de Desautorizado, de Fala Para Aí Que nos Estamos Borrando Para Ti, Ladra e Morde Que o Carnaval Nos Acode. Ruas sem trânsito nas cidades de Lisboa e Porto, entre outras, transportes públicos com horário de domingo… ou feriado (os que não estão em greve), gente na folia, nos corsos carnavalescos nas terras onde há folia e desfiles de carnaval. Um Portugal mascarado com imensos palhaços, todos pobres – os palhaços ricos estão com máscaras dadas pela natureza em São Bento e em Belém - mas a reinar ao carnaval e a cagarem-se* para o primeiro-ministro e para o governo, para saber se há ou não tolerância de Ponto ou se é feriado, ou se o esclavagista Passos percebe desta que afinal até pode voltar a acontecer ser o povo quem mais ordena. Ele está a pedi-las. Eles estão a pedi-las.

Hoje, o ministro da economia, um canadiano que anda normalmente, sem canadianas, de nome Álvaro Santos Pereira, dizia com voz tremeluzente, sobre os portugueses se comportarem como se o governo não tivesse decretado a não tolerância de ponto, que há acordos de trabalho que têm esta data incluída como dia de descanso… ou de folia. Em que não vão trabalhar. Ele disse e até é verdade. Então porque razão o governo toma uma decisão que logo à partida sabia ser um fracasso e um convite à desobediência? O que, aliás, já tinha acontecido num governo de Cavaco Silva quando aquele foi funesto primeiro-ministro. Conclui-se que só absolutistas ou estúpidos enveredariam por tal decisão.

Hoje, a maioria das autarquias de Portugal decretaram Dia de Folia, tolerância de ponto, o que se queira para reinar ao carnaval. Estiveram-se cagando* para o governo. E vimos nas televisões os portugueses na folia, os transportes públicos nas cidades quase vazios, pouca gente nas paragens, ausência de trânsito. Um feriado à viva força por vontade popular.

Hoje, nos serviços públicos do estado os funcionários tiveram de comparecer. Fizeram-no com um adereço de carnaval para não se esquecerem do dia, mas lá estão. Os que normalmente recorrem àqueles serviços é que não apareceram. Contas feitas, por exemplo, nas Lojas do Cidadão o movimento é na ordem de 15 por cento de um dia normal. E nos outros serviços a média é a mesma. O que é que lá foram fazer os funcionários? Será que os funcionários públicos estão de castigo também neste dia. Será para manter o rácio de assimetria ou de iniquidade tão querido por este governo de merda*?

É provável. Certo é que, mesmo o governo de Passos não querendo, hoje é praticamente feriado por todo o país.

*As palavras assinaladas e mais mal-cheirosas - assim como a imagem acima constantes - foram usadas para que não esqueçamos que hoje é Dia de Carnaval e que não se deve levar a mal.

Sem comentários:

Mais lidas da semana