quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Democracia e paz sairão reforçados se todos aceitarem resultados eleitorais - PR



MSE - Lusa

Díli, 15 fev (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste disse que se todos os candidatos e partidos aceitarem os resultados das eleições presidenciais e legislativas a paz e a democracia vão sair reforçadas.

"A democracia ganhará e a paz no país sairá reforçada, se todos os candidatos e partidos aceitarem os resultados das próximas eleições presidenciais e legislativas", disse José Ramos-Horta, na terça-feira, no distrito de Viqueque, citado em comunicado da Presidência hoje publicado na página oficial da na Internet.

Ramos-Horta acrescentou também que aceitar os resultados eleitorais "terá um impacto positivo no desenvolvimento do país e na melhoria da vida do povo".

Segundo o documento, José Ramos-Horta deslocou-se a Viqueque, situado a cerca de 180 quilómetros a sudoeste de Díli, no âmbito da iniciativa "No Caminho da Paz e da Unidade Nacional".

O Presidente disse também às pessoas para votarem sem receio de pressões "seja de quem for", refere o comunicado, acrescentando que as autoridades locais entregaram a Ramos-Horta um relatório que indica que a situação de segurança no distrito melhorou consideravelmente nos últimos anos.

O último caso grave de violência política em campanha eleitoral em Timor-Leste aconteceu em Viqueque, quando a 03 de junho de 2007, Afonso Kudalai, segurança civil da comitiva do então candidato Xanana Gusmão, foi assassinado a tiro.

A primeira volta das presidenciais, às quais Ramos-Horta é candidato à reeleição está prevista para 17 de março. As deverão legislativas deverão decorrer em junho, mas a data ainda não foi marcada.


Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana