Prensa Latina
Nações Unidas, 22 fev (Prensa Latina) O presidente de Timor Leste, José Ramos Horta, destacou hoje ante o Conselho de Segurança o valor da colaboração de Cuba nos progressos conseguidos por seu país no setor da Saúde.
Muito do crédito pelos importantes avanços conseguidos nessa esfera em Timor Leste pertence a Cuba, disse o mandatário ao falar em uma sessão desse órgão da ONU dedicada à situação nesse Estado do sudeste da Ásia.
A mortalidade infantil e a de meninos menores de cinco anos têm sido reduzidas à metade e a incidência da malaria e o dengue diminuíram significativamente, explicou o governante.
Ramos Horta brindou ao Conselho de Segurança uma detalhada informação sobre os avanços de seu país nos últimos anos e expressou confiança em que a paz e a estabilidade atuais continuarão com um povo unido em seu compromisso por um melhor futuro.
Recordou que em 2012 se cumprem 10 anos da restauração da independência de Timor Leste e o aniversário estará marcado por eleições presidenciais em março e legislativas em junho.
O presidente confirmou seu desejo de concluir a missão das forças da ONU destacadas em seu país desde 2006 e advogou por uma nova relação com a organização mundial que se corresponda com as necessidades reais de Timor Leste.
O atual mandato desse contingente, integrado agora por uns dois mil 500 militares e polícias, conclui no próximo domingo.
mmd/oda/vc
Sem comentários:
Enviar um comentário