quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Parlamento realiza sessão especial em plena campanha para discutir lei eleitora



MSE - Lusa

Díli, 29 fev (Lusa) - O parlamento nacional de Timor-Leste vai reunir-se quinta-feira em sessão especial para discutir a lei eleitoral para o Presidente da República, disse hoje à agência Lusa a deputada Fernanda Borges, presidente da comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais.

"Os deputados querem assegurar que a eleição do Presidente da República corre dentro do tempo necessário e antes do final do mandato no dia 20 de maio", afirmou a deputado do Partido de Unidade Nacional contactada por telefone pela Lusa.

A deputada negou que esta sessão especial esteja relacionada com o estado de saúde do candidato às presidenciais de 17 de março, Francisco Xavier do Amaral.

Segundo Fernanda Borges, os deputados apenas querem "assegurar que não há nenhum risco" e que as eleições se realizem e os resultados sejam conhecidos antes do dia 20 de maio.

O candidato às eleições presidenciais Francisco Xavier do Amaral está internado no hospital de Díli desde quarta-feira e segundo o representante da sua candidatura, Arlindo Marçal, não vai participar nas atividades da campanha, que começou hoje e termina no dia 14.

A lei eleitoral para o Presidente da República, lei nº7/2006 de 28 de dezembro, determina, nos artigos 25.º e 26.º, que em caso de incapacidade do candidato ou óbito é "reaberto o processo eleitoral" e marcada nova data para a votação.

Destaques em Página Global

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

Sem comentários:

Mais lidas da semana