MSE - Lusa
Díli, 29 fev (Lusa) - O parlamento nacional de Timor-Leste vai reunir-se quinta-feira em sessão especial para discutir a lei eleitoral para o Presidente da República, disse hoje à agência Lusa a deputada Fernanda Borges, presidente da comissão parlamentar dos Assuntos Constitucionais.
"Os deputados querem assegurar que a eleição do Presidente da República corre dentro do tempo necessário e antes do final do mandato no dia 20 de maio", afirmou a deputado do Partido de Unidade Nacional contactada por telefone pela Lusa.
A deputada negou que esta sessão especial esteja relacionada com o estado de saúde do candidato às presidenciais de 17 de março, Francisco Xavier do Amaral.
Segundo Fernanda Borges, os deputados apenas querem "assegurar que não há nenhum risco" e que as eleições se realizem e os resultados sejam conhecidos antes do dia 20 de maio.
O candidato às eleições presidenciais Francisco Xavier do Amaral está internado no hospital de Díli desde quarta-feira e segundo o representante da sua candidatura, Arlindo Marçal, não vai participar nas atividades da campanha, que começou hoje e termina no dia 14.
A lei eleitoral para o Presidente da República, lei nº7/2006 de 28 de dezembro, determina, nos artigos 25.º e 26.º, que em caso de incapacidade do candidato ou óbito é "reaberto o processo eleitoral" e marcada nova data para a votação.
Destaques em Página Global
Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.
ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral
Sem comentários:
Enviar um comentário