terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Portugal: Governo "destrói" Novas Oportunidades sem as "avaliar" – Zorrinho, PS



Diário de Notícias - Lusa

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, acusou hoje o Governo de não estar a fazer "avaliação nenhuma" dos centros Novas Oportunidades, denunciando que "mais de metade" foi avisada "por e-mail" de que deve encerrar até dia 14.

"Sabemos que mais de metade dos centros estão a ser avisados por e-mail, o que é também uma enorme falta de respeito, de que têm que encerrar o seu funcionamento até 14 de fevereiro e que, depois, receberão os fundamentos", revelou Carlos Zorrinho.

O presidente da bancada socialista assegurou que isto mostra "uma atitude errada e persecutória" do Governo em relação aos centros Novas Oportunidades, porque o Executivo PSD/CDS-PP "primeiro encerra e entrava" e, só depois, "enviará os fundamentos".

"Tudo isto mostra que não está a ser feita avaliação nenhuma. A avaliação permitiria identificar algumas coisas menos boas e corrigi-las", mas, ao invés, "o que está a ser feito é a destruição de um sistema", continuou.

O líder parlamentar socialista falava aos jornalistas durante uma visita ao Centro Novas Oportunidades da Fundação Alentejo, em Évora.

Durante o dia de hoje, deputados do PS visitam vários destes centros, em 10 distritos do país, para denunciarem a ação do Governo de encerrar aquelas estruturas.

Até final da semana, adiantou Carlos Zorrinho, serão abrangidos por este conjunto de visitas "todos os distritos" do país, culminando a iniciativa no sábado, com uma sessão em Torres Vedras, às 15:00, para fazer o balanço do que "está a acontecer com esta rede de certificação".

Lembrando que o programa Novas Oportunidades foi considerado, numa avaliação externa da Comissão Europeia, como "uma rede modelo, só comprável às redes da Finlândia, Noruega, França e Holanda", Zorrinho criticou a posição do atual Governo: A rede "está a ser asfixiada, destruída, desmontada, de uma forma ncompreensível, por parte do Governo, dando um sinal à sociedade portuguesa de que a aposta no conhecimento não é a aposta que temos de fazer para sermos competitivos".

O socialista insistiu ainda que as Novas Oportunidades são exemplo de que a ação do Governo liderado por Pedro Passos Coelho se caracteriza "por três verbos: o verbo entravar, o verbo encerrar e o verbo empobrecer".

No total, lembrou, inscreveram-se neste sistema de validação de competências "1,2 milhões de portugueses", tendo "mais de 400 mil" deles obtido a respetiva certificação.

O fecho dos centros, exemplificou, aludindo a Évora, "faz com que não fique [aberto] nenhum centro de validação de competências" na cidade alentejana e "com que os formandos, agora, não tenham possibilidade de prosseguir a validação".

Sem comentários:

Mais lidas da semana