terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SALAZAR NUNCA MORRERÁ




Acredito, intimamente, que isto de se ser democrata não está inscrito no ADN de nenhum animal e que, portanto, a solidariedade, o respeito pelo outro, a aceitação da opinião contrária faz parte do treino para que o homem seja diferente do resto dos animais. Dentro de cada um de nós, está o lobo do homem que pode chamar-se Salazar ou Hitler, mas que é sempre o mesmo animal.

Ser democrata é, portanto, uma aprendizagem e um homem será tanto mais humano quanto mais democrata conseguir ser. Julgo que não será muito arriscado dizer que foi a Europa que inventou a democracia e que a levou a patamares inimagináveis há menos de cem anos. É a mesma Europa que, comandada pelo instinto ditatorial, castiga jornalistas da TVI por divulgarem uma conversa sinistra entre um empregado português e o seu patrão, conversa essa que deveria ser do domínio público, porque diz respeito ao público.

Em Portugal, os homenzinhos que detêm poder não conseguem chegar a ser lobos, ficando-se pelo pior que há nas raposas, verdadeiros pilha-galinhas da liberdade de expressão, como se pode deduzir das decisões tomadas na RDP porque um cronista resolveu exprimir aquilo que pensa, atitude condenável pelos pequenos salazares que infestam administrações e chefias.

Nota Página Global

Censura é o facto de um repórter de imagem, um jornalista, não poder tornar público o que capta ou o que ouve daquilo que responsáveis de governos da UE fazem e dizem em instalações oficiais onde se encontram. São os próprios que se não querem ser expostos em conversas confidenciais devem acautelar-se e fazê-lo em local apropriado. Sessão para tomada de imagens, somente, não se compreende.

Não revelar o que captam em som – lá está – é um ato censório, uma vez que a função daqueles profissionais é informar o que vêem e o que ouvem (que captam em imagem e som)… Por exemplo: ministros gays a fazerem um grande linguado. Se acontecesse, também não podiam divulgar? Ou um bacanal entre ministros e similares. Também não podiam? Não seriam os ministros que teriam de ir "comer-se" uns aos outros para outro lado? Pois então, no caso das conversas é o mesmo. O jornalista da TVI está a ser vítima de regras e de um ato contrário à liberdade de imprensa. À liberdade e ao direito que os cidadãos têm de serem informados.

Ai os Salazares, os Hitleres, os Estalines, e todos esses horríveis mamíferos que estão a emergir com muito mais descaramento lá pelos lados da Alemanha e do resto da Europa, até cá em Portugal! (Redação - FS)

Sem comentários:

Mais lidas da semana