quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Seis milhões de crianças serão vacinadas contra a poliomielite na primeira campanha do ano



FPA (NME) - Lusa

Luanda, 15 fev (Lusa) - Cerca de seis milhões de crianças vão ser vacinadas contra a poliomielite na primeira das três campanhas nacionais previstas para este ano, anunciou hoje fonte da direção nacional de Saúde Pública, citada pela agência Angop.

A chefe da Secção Nacional de Imunização da Direcção Nacional de Saúde Pública, Alda Pedro, informou na terça-feira que as autoridades sanitárias de Angola têm programadas para este ano três campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite.

Hoje, em declarações à Angop, especificou que a primeira campanha, entre 2 e 4 de março, vai abranger seis milhões de crianças com menos de cinco anos em todo o país.

A responsável afirmou que vão estar disponíveis sete milhões de vacinas para satisfazer a procura em todo o território nacional e acrescentou, sem avançar números, que foram mobilizados vacinadores, coordenadores e supervisores.

A segunda campanha de vacinação está prevista para 30 de março a 01 de abril e a terceira fase em junho.

Angola registou um período de interregno de quatro anos, sem nenhum caso de poliomielite, mas o surgimento de novos casos impediu que pudesse ser declarado um país livre dessa doença.

O Governo de Angola assume atualmente 89 por cento do orçamento para a erradicação da pólio e recentemente contribuiu com cinco milhões de dólares (3,8 milhões de euros), que foram concedidos à Organização Mundial de Saúde (OMS) para apoio à aplicação do programa de emergência contra esta epidemia.

Na luta contra esta doença, o Ministério da Saúde de Angola conta com o apoio de parceiros como a OMS, UNICEF, onze voluntários internacionais, denominados "STOPers", destacados para a aplicação do programa de vacinação contra a pólio nas áreas de maior risco.

A poliomielite é uma doença infeto-contagiosa viral aguda e tem diferentes tipos de manifestação, como febre sem causa aparente, infecções, meningite asséptica e paralisia, podendo mesmo levar à morte.

Sem comentários:

Mais lidas da semana