quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Governo diz que há questões que precisam de tempo...




 ... para serem resolvidas sobre cumprimento de ODM

MSE - Lusa

Díli, 16 fev (Lusa) - A ministra da Solidariedade Social de Timor-Leste, Maria Domingas Alves, concordou hoje com as observações da ONU sobre cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, mas disse que há questões que precisam de tempo para serem ultrapassadas.

Especialistas da ONU alertaram quarta-feira que há áreas que continuam a representar desafios para Timor-Leste, no âmbito do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, nomeadamente no combate à pobreza, subnutrição infantil e mortalidade materna.

"Não se resolvem essas questões em pouco tempo", disse a ministra, sublinhando que aquelas são as áreas em que o seu ministério tem estado a trabalhar em conjunto com o Ministério da Saúde.

"Na questão da má nutrição, além da alimentação que se deve ter, o importante é também haver formação para que as pessoas possam fazer um menu mais adequado para assegurar uma boa nutrição", disse.

No combate à pobreza Maria Domingas Alves deu como exemplo o Programa Bolsa Mãe, que pretende dar às "crianças mais vulneráveis uma formação de qualidade para garantir que possam sair do ciclo de pobreza".

Entre 2001 e 2007, o número de pessoas que em Timor-Leste vivia com menos de um dólar por dia aumentou de 36 para 50 por cento, segundo a ONU.

Em 2009, essa percentagem caiu para os 41 por cento, mas manteve-se longe do objetivo de 14 por cento estabelecido em 2004.

O ODM 1 prevê a redução da pobreza para metade até 2015.

3 comentários:

Anónimo disse...

sao grupos de sangue suga que estao destruir unidade nacional dos TIMORENSE-PURO

Anónimo disse...

Timorense puro?

Anónimo disse...

Sim,

Timorense puro, é aquele que anda a passear o galo e dá porrada na mulher.
Para quê trabalhar?? A mulher faz a horta e trata dos filhos.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana