terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Governo lamenta campanha da UNICEF e Save The Children...



... para angariar fundos para projetos

MSE - Lusa

Díli, 21 fev (Lusa) - O governo de Timor-Leste lamentou hoje a campanha do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) e da organização Save The Children, considerando que os dados fornecidos são incorretos e que visam apenas procurar financiamento para projetos.

No passado dia 15, a IRIN, agência noticiosa da ONU, noticiou que Timor-Leste arrisca falhar a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, adiantando que o combate à pobreza, subnutrição infantil e mortalidade materna estão longe das metas para 2015.

Uma semana depois, a organização Save The Children noticiou que 54 por cento das crianças com menos de cinco anos de Timor-Leste sofrem de má nutrição.

Em comunicado, o governo timorense afirmou que antes do lançamento do artigo da agência noticiosa IRIN, "incorreto nas asserções de que os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) estavam a fracassar em Timor", o agente de comunicações da UNICEF no país fez uma ronda de pedidos de financiamento a agentes governamentais e solicitou ao Secretariado dos ODM que falasse com o jornalista da IRIN".

"A Save the Children emitiu também uma declaração incorreta relativamente a Timor-Leste", de acordo com o documento, sublinhando que aquela organização nunca participou em estudos realizados no país.

Para o governo, é "lamentável que ambos os grupos tenham usado comunicações negativas como meios para procurar financiamento, em especial durante a altura da cimeira transitória da ONU com o Conselho de Segurança".

O Conselho de Segurança da ONU debate na quarta e quinta-feita o plano de transição da Missão Integrada da ONU no país, com a presença do Presidente timorense, José Ramos-Horta.

O comunicado do governo timorense adiantou que os indicadores referentes à saúde e nutrição das crianças têm vindo a melhorar desde 2007.

"A taxa de mortalidade infantil diminuiu 30 por cento, a prevalência de crianças com peso abaixo do normal desceu e as taxas de incidência de tuberculose e malária baixaram consideravelmente", sublinhou.

O documento salientou que a saúde infantil melhorou nos últimos cinco anos, incluindo uma redução de 9 por cento na taxa da pobreza e um aumento de 30 por cento no número de grávidas que recebem cuidados pré-natais.

A produção agrícola também registou um aumento.

"A saúde e a nutrição infantis continuam a ser prioridades para o Governo. Não obstante continuar a haver muito a fazer e termos ainda muitos desafios pela frente, fizemos progressos ao longo destes últimos cinco anos e devemos orgulhar-nos disto", afirmou o porta-voz do governo e secretário de Estado do Conselho de Ministros, Ágio Pereira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Ágio Pereira,

Está na hora de esses Abutres das NGO's irem embora, fazem dinheiro com a desgraça alheia.
Mas Timor só tem que provar que é melhor que esses abutres, para quando começar com as Quintas Pedagógicas nas escolas?? Quase todas as escolas dos Distritos podem ter uma quinta associada para produzir comida para as crianças, tem valor educativo e sempre melhora a dieta das crianças.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana