terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Angola: Primeiro censo da população realiza-se a 16 de julho de 2013



Inforpress - Lusa

Luanda, 20 Fev (Inforpress) - Angola vai finalmente saber quantos habitantes tem, com a realização em 16 de julho de 2013 do primeiro censo pós-independência e que terá um arranque experimental ainda este ano, escreve hoje o Jornal de Angola.

O projeto-piloto será levado a cabo nas províncias de Bié, Cunene, Kwanza Norte, Luanda, Moxico, Namibe e Uíge e visa testar o conjunto de meios preparados para o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), que vai custar 100 milhões de dólares (cerca de 75 milhões de euros).

A última contagem em Angola é do período colonial e foi feita em 1970, tendo apurado 5,6 milhões de habitantes, contra os poucos mais de 3,7 milhões recenseados no penúltimo recenseamento, realizado em 1940.

A guerra civil impediu a realização de operações deste tipo e as tentativas levadas a cabo entre 1983 e 1987 não foram consideradas, por não terem abrangido todo o território nacional nem obedecido aos princípios e recomendações internacionais para este tipo de contagem, estabelecidos pelas Nações Unidas.

Relativamente aos resultados do Censo de 2013, as autoridades angolanas preveem recensear cerca de 21 milhões de pessoas, com os resultados definitivos a serem divulgados somente em 2014, ano previsível para a realização das primeiras eleições autárquicas no país.

As primeiras tentativas de contagem da população em Angola foram feitas no século XVIII, mas não cobriam todo o território, segundo documentos disponíveis citados pela agência Angop.

Sem comentários:

Mais lidas da semana