quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: MINISTRO JOÃO GONÇALVES NA MIRA DA COMISSÃO ANTI-CORRUPÇÃO



Ministro da Economia
ouvido por Comissão Anti-corrupção por alegada irregularidade em concurso

MSE - Lusa

Díli, 16 fev (Lusa) - O ministro da Economia de Timor-Leste, João Gonçalves, foi hoje ouvido durante cerca de duas horas pela Comissão Anti-corrupção (CAC) por alegada irregularidade na atribuição de um concurso público.

Em declarações à agência Lusa, o ministro explicou que foi ouvido por "causa de um projeto que decorreu no ministério para a atribuição de um concurso público para reabilitar o edifício do Tradeinvest", uma agência para o investimento externo e promoção das exportações.

O edifício do Tradeinvest está situado no centro de Díli.

"Baseado num relatório do inspetor-geral (da CAC) acham que existem irregularidades na decisão que eu tomei para atribuir a execução do concurso a duas empresas", disse João Gonçalves.

O ministro atribui o concurso a duas empresas, que, segundo disse, concordaram em fazer uma 'joint venture'.

"Tinha dois documentos, um do júri, que dizia que era uma companhia, os meus assessores viram que para coisas idênticas davam pontuações diferentes, atendendo a esse facto e porque eu já não podia mandar anular e abrir novo concurso por falta de tempo decidi atribuir o concurso às duas companhias depois de as consultar e aceitarem uma joint venture", explicou.

Segundo o ministro da Economia, o "inspetor-geral considerou que havia irregularidades e enviou para a Procuradoria-Geral da República, que por sua vez enviou para o CAC".

"Eu tenho a consciência absolutamente tranquila. Nunca cometi qualquer erro", disse.

A CAC recusou fazer quaisquer comentários.

Destaques

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

*Título PG

3 comentários:

Anónimo disse...

Timor tem que fazer sempre tudo diferente, é o unico país do mundo onde as casas se começão a construir pelo telhado.
Aqui também, tem que se fazer prisões para os não corruptos, só quem tenta evitar a corrupção é que iria preso, os corruptos que andem à solta.
O Joy é dos melhores Ministros e mm assim vão chateá-lo.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Amigo/amiga anonimo/a,

Fez uma comparacao nao realistica nem sequer relevante ao caso em questao. Pensa que a sua cabeca capta toda a relidade que existe e o raciocinio justifica-a como verdade absoluta.

Anónimo disse...

Lucrécia perdeu! O ministério do tal ‘inocente’ Joy é acusado de facilitar ‘tender’ o que considera ser burla. Em vez de estar a tentar defender o seu amigo, que encoraja a justiça a levar a cabo o seu trabalho. Em Timor-Leste nada se construe a partir do teto mas sim, tenta destruír a corrupção a partir das raízes e ISSO que a CAC está a fazer!

Bom trabalho a CAC!

Mais lidas da semana