segunda-feira, 5 de março de 2012

Alemanha: Funcionários públicos iniciam semana de greves para exigir aumentos de 6,5%



i online - Lusa

Milhares de trabalhadores dos serviços públicos entraram hoje em greve em Hessen, na Renânia-Palatinado e no Sarre, três Estados federados do sul da Alemanha, para exigir aumentos salariais de 6,5 por cento.

A greve afetou particularmente os transportes públicos em Frankfurt, uma das principais metrópoles alemãs, obrigando à paralização do metropolitano, comboios e autocarros.

Na Renânia-Palatinado, logo ao princípio da manhã entraram em greve cerca de dois mil funcionários públicos e, ao longo do dia, deverão parar mais cinco mil, anunciou o respetivo sindicato, o ver.di.

Nesta região, a greve incidiu sobretudo nos infantários públicos, lares de idosos, hospitais e caixas de poupança do Estado.

O ver.di tenciona estender a greve a todos os Estados federados ao longo desta semana, para exigir aumentos salariais de 6,5 por cento, no mínimo de 200 euros para cada trabalhador, para cera de dois milhões de funcionários públicos da federação alemã e das autarquias locais.

Na primeira ronda de negociações com os representantes do governo central e dos governos estaduais, na semana passada, estes consideraram as reivindicações do ver.di "irrealistas" e não apresentaram qualquer contra-proposta.

Está marcada nova reunião entre patronato e sindicatos para 12 de março.

Sem comentários:

Mais lidas da semana