segunda-feira, 5 de março de 2012

EUA: Romney lidera preferências dos republicanos mas perde para Obama



i online - Lusa

O candidato republicano às presidenciais americanas Mitt Romney lidera as preferências do seu partido, incluindo da fação mais conservadora, mas se as eleições fossem hoje perderia a favor de Barack Obama, revela uma sondagem.

De acordo com os resultados da sondagem realizada pela NBC News e Wall Street Journal divulgados no domingo, o antigo governador do estado do Massachusetts conta com o apoio de 38 por cento dos prováveis eleitores republicanos das primárias, mais 10 pontos percentuais do que em janeiro.

O rival mais próximo, o antigo senador da Pensilvânia Rick Santorum, reúne o apoio de 32 por cento dos republicanos, seguindo-se o antigo porta-voz da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o congressista do Texas Ron Paul, em terceiro lugar, com 13 por cento.

O apoio a Gingrich caiu 24 pontos percentuais desde janeiro.

Romney também parece estar a ganhar apoio entre os segmentos do seu partido que até agora têm sido relutantes em o apoiar.

O apoio a Romney por parte dos membros do Tea Party subiu para 35 por cento face aos 21 por cento que registava em janeiro, de acordo com a sondagem, e entre os republicanos que se apelidam de “muito conservadores” quase duplicou para 32 por cento.

Mas a sondagem também revela que quase 40 por cento dos americanos têm uma imagem negativa de Romney face a 28 por cento que têm uma imagem positiva do candidato republicano.

Em março de 1996, as sondagens indicavam que o antigo senador Bob Dole, que venceu as primárias republicanas, tinha uma imagem negativa entre os americanos, tendo acabado por ser derrotado por Bill Clinton em novembro do mesmo ano.

Se as presidenciais americanas fossem hoje, Romney perderia para Obama 44 a 50 por cento, revela a sondagem da NBC News e Wall Street Journal.

Obama também venceria Gingrich com uma vantagem entre os 54 e os 37 por cento, Santorum com 53 a 39 por cento e Ron Paul com 50 a 42 por cento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana