sábado, 10 de março de 2012

Cabo Verde: Tempestade de poeira oriunda do Saara cobre todo o arquipélago



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 10 mar (Lusa) - Todas as ilhas de Cabo Verde estão hoje cobertas por uma tempestade de poeira proveniente do deserto do Saara, que está a afetar a navegação aérea, ao diminuir a visibilidade para valores próximos dos 1.500 metros.

Segundo Raquel Gonçalves, do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) cabo-verdiano, citada pela edição "online" do jornal A Semana, a tempestade de poeira chegou ao país hoje de madrugada, após vários dias a "rondar" o arquipélago.

Ao fim da manhã, a visibilidade na ilha do Sal era de apenas 1.000 metros e em São Vicente oscila entre os 1.000 e os 2.500, acrescentou.

Segundo Raquel Gonçalves, por causa da poeira, conhecida localmente por "bruma seca", a visibilidade em todas as ilhas está "muito má" - termo usado quando a visibilidade está abaixo dos 1.500 metros -, pelo que se recomenda algumas precauções também à população, pois afeta a respiração e provoca ardor nos olhos e na garganta.

A falta de visibilidade também afeta a navegação aérea e marítima, mas, até ao fim da manhã, não há indicações de quaisquer problemas.

Embora não tenha previsão de quando é que a poeira se afastará, Raquel Gonçalves indicou acreditar que, nas próximas horas, a visibilidade poderá evoluir para "má", isto é, quando se torna possível ter um campo de visão abaixo dos 3.000 metros.

Há cerca de um mês, a bruma seca em Cabo Verde obrigou ao cancelamento de vários voos inter-ilhas e alguns internacionais, como o da TAP Portugal, tendo as autoridades locais proibido também toda a actividade marítima durante três dias.

Os voos são obrigatoriamente cancelados quando há visibilidade inferior a 1.500 metros, de acordo com as normas internacionais.

Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana