segunda-feira, 5 de março de 2012

Guiné-Bissau – Eleições Presidenciais: CANDIDATO ALFA DJALÓ DESISTE



MB - Lusa

Bissau, 05 mar (Lusa) - O candidato às eleições presidenciais da Guiné-Bissau Ibraima Alfa Djaló desistiu hoje da corrida ao escrutínio do próximo dia 18, alegando inexistência de condições para um processo justo, livre e transparente.

Em conferência de imprensa, Alfa Djaló, líder do partido Congresso Nacional Africano (CNA), disse que desiste da corrida porque não poderá participar num processo "que 'a priori' é fraudulento".

"Queremos responsabilizar a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e a comunidade internacional por participarem nesta desorganização fraudulenta, visando dar poder a um candidato a todo o custo", disse Djaló, reafirmando a posição da comissão política do seu partido.

"Desde já queremos alertar que este tipo de comportamento viola seriamente todos os princípios básicos da democracia e poderá ter consequências drásticas para a estabilização e desenvolvimento" do país, disse ainda Alfa Djaló.

Para o ex-candidato, as eleições "são uma mascarada" uma vez que a atribuição de cartões de eleitor tem sido feita de forma seletiva, visando apenas as zonas de influência do candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Carlos Gomes Júnior, e ainda pelo facto de o Governo "estar a trabalhar a favor" deste candidato.

"Esta coisa que já nem se pode chamar de Governo está a trabalhar a favor de um candidato, isso é visível a olho nu", acusou Djaló, referindo-se a Carlos Gomes Júnior, que segundo diz, utiliza bens de Estado na sua campanha, o que não é só "ilegal como desleal".

O líder do CNA prometeu avançar com um processo judicial no tribunal em nome dos "milhares de jovens" que não vão poder votar porque não foi feito um recenseamento eleitoral dos cidadãos que ganharam a capacidade eleitoral.

Alfa Djaló reafirmou também a sua concordância com a providência cautelar interposta pelo advogado Abdu Mané, na sexta-feira, contra o Governo da Guiné-Bissau sob acusação de utilização de meios do Estado na campanha de Carlos Gomes Júnior.

"Só não vê isso quem não quer", disse Djaló, afirmando que não vai dar orientação de voto aos seus militantes nem apoiar qualquer candidato.

Com a desistência de Alfa Djaló, serão nove os candidatos que vão disputar as eleições presidenciais antecipadas do próximo dia 18, marcadas devido a morte, no mês de janeiro passado, do Presidente Malam Bacai Sanhá.

A data de 18 de março foi obtida por consenso de todos os partidos.

Leia mais sobre Guiné-Bissau - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana