MYB - Lusa
São Tomé, 05 mar (Lusa) - O Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa inicia na terça-feira uma visita oficial de três dias à Guiné Equatorial a convite do seu homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema Basogo, disse hoje à Lusa fonte da presidência.
Pinto da Costa faz-se acompanhar nesta sua deslocação À vizinha Guiné Equatorial por uma delegação que integra dois membros do governo, nomeadamente os ministros dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Salvador dos Ramos, e do Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes, e de um grupo de empresários são-tomenses.
Segundo a mesma fonte, o ex-Presidente Fradique de Menezes, integrará a comitiva presidencial como convidado.
Um protocolo de parceria entre as câmaras do comércio e indústria dos dois países será assinado durante a visita.
São Tomé e Príncipe e a Guiné Equatorial têm vários acordos de cooperação que abrangem as áreas do comércio, transportes, agricultura, serviços e ensino, mas ainda não estão a ser aplicados.
Há cerca de dois anos, a Guiné Equatorial propôs desenvolver várias infraestruturas aeroportuárias, portuárias, rodoviárias e também financeiras no arquipélago, mas também estes projetos ainda não avançaram.
Os dois países partilham uma zona de exploração petrolífera conjunta, semelhante à que funciona com a Nigéria, que também nunca foi posta em prática.
Ainda nesse quadro, na sua última deslocação a São Tomé e Príncipe, o chefe de Estado da Guiné Equatorial propôs às autoridades são-tomenses explorarem os blocos de petróleo que existem na zona conjunta entre os dois países, mas a proposta, segundo fonte governamental, ainda "está a ser analisada".
Leia mais sobre São Tomé e Príncipe - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos - Leia mais sobre Guiné Equatorial
Sem comentários:
Enviar um comentário