terça-feira, 20 de março de 2012

RAPIDINHAS DO MARTINHO – 71. O CIF DESCOBRE ÁFRICA E… OS ESTADOS UNIDOS!



Martinho Júnior, Luanda

O “China Iternational Fund” de Hong Kong, formado no início deste século, está à descoberta de África (http://www.chinainternationalfund.com/)!

Começou por Angola, onde participa nas políticas de reconstrução nacional… sabe-se lá a que preços de petróleo e outros…

Depois com a participação da SONANGOL, vai-se estendendo por alguns países africanos, procurando também outros da América Latina e… Estados Unidos!

Apesar de indicar que tem como objectivos a cooperação sul-sul, a pista do CIF conduz-nos ao que vem por aí, ao longo das próximas décadas, em direcção ao “corpo inerte de África” (terá alguma coisa a ver com África o que deixam no continente, com aquilo que dele levam?).

Onde o CIF passa indicia estar aberto a interesses e negócios público-privados, ou seja, abertos à cosmética de socializar os prejuízos do que é público para, por osmose, conceder muitos lucros ao que é privado!

Em África não tem sido difícil descobrir as riquezas da conveniência para os grandes interesses que representa a partir da plataforma multi nacional de finanças que continua a ser Hong Kong, com ou sem a participação do estado da República Popular da China.

Do petróleo e diamantes de Angola, passou para o bauxite de duas Guinés: a de Bissau e a de Conacry!

Depois passou para as riquezas do Zimbabwe (ouro) e de Madagáscar (petróleo)!...

Os mecanismos de que essa plataforma se serve estão ávidas de matérias primas, restando avaliar quanto os projectos de troca são os mais compatíveis com as políticas de desenvolvimento sustentável em África!

Há quem justamente coloque muitas dúvidas em tudo isso, até por que os negócios têm sido dirigidos a países aparentemente “mal parados” e efectivamente instáveis.

De finanças eles parecem perceber, de matérias primas também… o que eles nada percebem é de bandeiras, o que não é de estranhar: eles começam apenas agora a descobrir África!...

Vai daí trocam as bandeiras: a do Zimbabwe é indicada na posição geográfica da Guiné Conacry; a do Madagáscar está indicando o Zimbabwe e por fim a da Guiné Conacry foi colocada sobre o Madagáscar!

De acordo com “China-SONANGOL e o sub mundo da corrupção” (http://www.kissonde.net/?p=674):

“No mês passado, segundo a Reuters, o actual ministro de Minas teria dito que o contrato com o fundo seria revogado.

Por outro lado, em Angola, o presidente da China Sonangol, Manuel Vicente, é o nome mais forte para ser o próximo presidente.

No meio destas dúvidas, a China Sonangol alcançou o coração do mercado americano.

No final do século passado, o número 23 da rua Wall Street em Nova York era o endereço mais famoso do mundo das finanças nos Estados Unidos: ali ficava o quartel-general da primeira empresa bilionária do mundo, JP Morgan & Co.

Hoje, a China Sonangol está tentando transformar o prédio em um shopping luxuoso.

Através de uma companhia do estado do Delaware, CS Wall Street, a China Sonangol comprou o prédio em 2008.

O espaço comercial está sendo oferecido a empresas varejistas de elite. Em fevereiro deste ano, prováveis compradores encontraram-se em coquetéis para conhecerem o prédio.

Em julho, a Cushman & Wakefield Inc, uma empresa líder do ramo imobiliário, foi escolhida para procurar os novos inquilinos.

Mas três anos depois da China Sonangol comprar o imóvel, o prédio continua vazio”…

Entretanto o “China-SONANGOL” conseguiu participação em 4 blocos do recém-formado pré sal de Angola (http://portalmaritimo.com/2011/03/28/china-sonangol-consegue-participacoes-em-4-blocos-do-pre-sal-de-angola/).


“In May 2004 China International Fund Management Co. Ltd (CIFM) was incorporated as a joint venture fund management company between J.P. Morgan Asset Management (49%) and the Shanghai International Group (51%).

The incorporation of this new venture paved the way for us to participate in China's growing fund management industry. CIFM has consolidated its status as one of the top ten asset management companies in China, managing approximately RMB 82 billion through eight funds (as at March 2008).

In terms of assets under management, it has surpassed many of its competitors that have been established in the China fund management industry for much longer, strengthening its own remarkable brand and achieving widespread public recognition within the industry and among investors”…

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és e isso é tão mais verdadeiro quanto o CIF, que diz que prima pela cooperação sul-sul, mesmo trocando bandeiras, vai descobrindo África e… os Estados Unidos!!!

Gravura: Síntese dos interesses do CIF em África, segundo um “site” chinês (http://www.caixin.com/)!


Sem comentários:

Mais lidas da semana