terça-feira, 20 de março de 2012

Timor-Leste: PM visita Japão e Indonésia para reforço de relações



MSE - Lusa

Díli, 19 mar (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, iniciou no domingo uma visita ao Japão e à Indonésia para reforço das relações de cooperação e participar no "Diálogo Internacional de Jacarta sobre Defesa", refere o Governo em comunicado.

Segundo o documento, no Japão, o primeiro-ministro vai reunir-se com o seu homólogo Yoshihiko Noda para "acertar a contratação de um empréstimo com o Governo japonês que visa promover a estabilização económica e os esforços de desenvolvimento de Timor-Leste".

O chefe do Executivo timorense deverá também "atualizar" as autoridades japonesas sobre os progressos registados no país e "incentivar ao aumento do investimento".

Na Indonésia, acrescenta o comunicado, Xanana Gusmão vai participar no segundo "Diálogo Internacional de Jacarta sobre Defesa", onde discursará sobre "Operações Militares que não sejam de guerra: Perspetiva Regional e Nacional".

Participam naquele encontro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono.

O "Diálogo Internacional de Jacarta sobre Defesa" é, segundo o comunicado, um "fórum importante para Timor-Leste reforçar a cooperação na área da segurança ao nível multilateral e regional".

O primeiro-ministro deverá regressar ao país no próximo dia 23.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana