segunda-feira, 5 de março de 2012

Timor-Leste: CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA CONTINUAM A PERCORRER O PAÍS




Tilman distribui panfletos pela capital, Rogério Lobato quer Liquiça como centro de referência no 5º dia de campanha

Sapo TL

No quinto dia da campanha, três dos candidatos às presidenciais estiveram no tradicional “porta-a-porta”. Taur Matan Ruak, Lu Olo e La Sama estiveram junto dos seus militantes.

Manuel Tilman esteve em Tasi Tolu, Dili, perto da estátua de João Paulo II e apelou à Comissão Anti – Corrupção (CAC) para uma investigação Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Taur Matan Ruak esteve em Same e perante os seus apoiantes referiu que “antigamente eu e o irmão Xanana fizemos juras de morte pela nossa nação e agora prometemos defender o vosso direito e dignidade.” Também no mesmo distrito, o candidato Lucas da Costa prometeu melhorar o sistema de educação.

Arlindo Marçal da campanha de Francisco Xavier do Amaral, lamenta que o CNE ainda não lhes tenha facilitado o orçamento para a campanha, mas nem isso os demove já que em Suai estiveram presentes cerca de 500 apoiantes.

Rogério Lobato esteve em na sua terra natal, Liquiça e prometeu que caso seja eleito, colocar esta região e Hera na sua lista de prioridades.

A candidata feminina Maria do Céu Lopes esteve em Same e diante de cerca de 100 militantes, prometeu defender o Tétum, assim como a justiça no país. Em Letefoho, Ermera, a outra candidata feminina Angelita Maria Freitas, apela a todos os lideres políticos que terminem com a interferência do poder político no sistema judicial e pede a todas as instituições trabalhem de acordo com a lei.

O candidato e actual Presidente da República, José Ramos-Horta não realizou campanha como os outros candidatos, dando ao seu chefe de campanha Augusto Junior, a responsabilidade de distribuir panfletos à comunidade de Ermera.

O mesmo sucedeu com Francisco Gomes, mas em Suai. A seguir a Oecusse, José Luís Guterres deslocou-se a Maliana (região que faz fronteira com a Indonésia) e prometeu fortalecer a relação entre Timor-Leste e o país vizinho. Por último, Fernando La Sama promete fortalecer a CAC, de modo a combater um dos grandes males que o país enfrenta, a corrupção.

SAPO TL com CJITL

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana