quinta-feira, 1 de março de 2012

Timor-Leste – Eleições: ALTERAÇÃO DA LEI ELEITORAL FOI “BOM SENSO” – Lu Olo



MSE - Lusa

Díli, 01 mar (Lusa) - O candidato às presidenciais de 17 março em Timor-Leste Francisco Guterres Lu Olo considerou como "bom senso" a alteração à lei eleitoral feita hoje, segundo dia da campanha para as presidenciais, pelo parlamento nacional.

"Para mim foi bom senso do Parlamento nacional", afirmou o candidato contactado por telefone pela agência Lusa.

Segundo Francisco Guterres Lu Olo, corria-se o risco de não se cumprir com a Constituição porque o Presidente da República tem de tomar posse até 20 de maio.

"No futuro precisamos de ver se as eleições não devem ser realizadas mais cedo", salientou.

O parlamento timorense aprovou hoje a revogação do artigo 26.º da lei eleitoral para o Presidente da República, que previa a marcação de uma nova data para o escrutínio por morte ou incapacidade de algum candidato.

O parlamento introduziu também uma alteração ao artigo 25.º da mesma lei incluindo que em "caso de morte ou declaração de incapacidade de algum candidato à segunda votação, são sucessivamente chamados os restantes candidatos, por ordem de votação, para, no prazo de 24 horas, declararem que aceitam a sujeição da respetiva candidatura a segunda votação".

As alterações à lei eleitoral do Presidente da República ocorrem no segundo dia da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 17 de março e coincidem com a hospitalização do candidato Francisco Xavier do Amaral, com idade superior a 80 anos, na terça-feira.

As outras candidaturas ainda não reagiram à alteração da lei.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana