sexta-feira, 2 de março de 2012

Timor-Leste - Eleições: Lu Olo quer aprofundar laços com CPLP e mais ensino do português



MSE - Lusa

O candidato da Fretilin às presidenciais de 17 de março em Timor-Leste Francisco Lu Olo Guterres defendeu que é preciso mais empenho no ensino do português e quer aprofundar os laços com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Se for eleito Presidente da República quero garantir, assegurar e aprofundar os nossos laços com os países da CPLP, da qual Timor-Leste é membro", afirmou, em entrevista à agência Lusa, o também presidente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), lembrando que as relações com o espaço lusófono são boas mas que pouco se desenvolveram.

O antigo presidente do parlamento nacional timorense disse também que se vai empenhar no "esforço do ensino da língua portuguesa e do tétum" no país.

"As nossas crianças já falam português nas escolas e é importante que se desenvolva muito mais", salientou o político, que se candidata pela terceira vez à Presidência.

Caso seja eleito, Luo lo promete também que vai manter boas relações com a Indonésia.

"Vamos consolidar as nossas relações e aprofundar muito mais", afirmou, sublinhando que o país vai dar o seu contributo para a região onde está inserido.

O presidente da Fretilin considerou também a saúde e educação áreas prioritárias a desenvolver no país.

"Usarei das faculdades da minha magistratura para intervir junto do Governo para desenvolver estas áreas", disse.

Sobre os 10 anos da independência do país, cuja restauração proclamou como presidente do parlamento a 20 de maio de 2002, Francisco Lu Olo Guterres disse que a efeméride deve ser aproveitada para fazer uma retrospetiva e definir o caminho a seguir.

O candidato prometeu dar todo o seu contributo para desenvolver o país e garantir que as famílias, sociedade e povo timorense saibam recolher o benefício da sua própria independência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como eh que Lu-Olo se candidata pela 3a vez, se sendo esta a terceira apos a restauracao e este candidato nao se candidatou na 1a eleicao?

Mais lidas da semana