terça-feira, 13 de março de 2012

Timor-Leste/Eleições: Ramos-Horta quer acabar com pensões vitalícias para políticos



MSE - Lusa

Díli, 13 mar (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste e candidato às presidenciais no sábado no país, José Ramos-Horta, disse hoje à agência Lusa que se for reeleito vai rever a questão das pensões vitalícias dos deputados e dos membros do governo.

"Eu creio que temos de rever a questão das pensões vitalícias para deputados e membros do governo. Eu não concordo que cada parlamento que venha, que cada governo que venha, tenha pensão vitalícia. Absolutamente inaceitável", disse José Ramos-Horta no final de uma palestra proferida aos estudantes da Universidade Nacional de Timor-Leste.

Segundo o candidato às presidenciais timorense, é preciso rever a situação para que o povo acredite nas instituições do Estado."Não podemos, nem devemos eliminar completamente os que já beneficiaram, mas podemos rever em diálogo com todos para que o povo possa acreditar nas instituições do Estado, possa acreditar nos políticos", salientou.

Referindo que nos Estados Unidos, a credibilidade do congresso norte-americano é de oito por cento, José Ramos-Horta disse que Timor-Leste não pode correr esse risco porque ainda não é um estado sólido.

"Em Timor-Leste, dado que as instituições ainda são frágeis, se o povo não acredita, não tem fé, devido à disparidade de acesso à riqueza, aos bens do Estado, pode levar a grandes tensões sociais", explicou, salientando que vai dar o exemplo e que se não foi reeleito vai recusar a pensão vitalícia.

José Ramos-Horta, que se recandidata às eleições de sábado, venceu as presidenciais de 2007 na segunda volta, disputada contra Francisco Guterres Lu Olo, apoiado pela Fretilin e que também se apresenta no próximo escrutínio, com quase 70 por cento dos votos.

Ramos-Horta anunciou que não ia realizar ações durante a campanha que encerra na quarta-feira.

Destaque

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que o senhor Ramos Horta não condenou a pensão vitalicia durante os 5 anos do seu mandato?De facto,a pensão vitalicia é a maior vergonha que já se viu em timor.Todos pensam em mamar o dinheiro do povo.Vejam só a pensão concedida ao Mari Alkatiri e Lu-Olu.Enquanto a família Alkatiri vive de grandes farturas,as crincinhas mauberes passam dias,meses e anos sem nunca ter um pão sobre a mesa.Vergonha da vergonha!

Anónimo disse...

pensão vitalícia=Fretilin

Anónimo disse...

A pensão vitalícia foi uma das mais repugnantes leis aprovadas durante o governo da FRETILIN. O atual governo sabe-se disso, e disseram muitas vezes que iriam abolir. Os mais ávidos apoiantes do senhor José Alexandre Gusmão andavam de boca cheia, estou a falar do António Naikoli e dum outro tugas de Coimbra, a dizer que o governo da AMP ia abolir esta lei de pensão vitalícia que SÓ beneficia pouca gente. Cinco anos depois o que teria acontecido. O governo da AMP nem mexeu os lábios sobre esta questão. A razão é muito simples. Todos e repito TODOS os que por Parlamento Nacional passaram, passam e passarão beneficiam desta tetra. Portanto esta DIARRÉIA VERBAL deve-se dirigir a todos e sem qualquer excepção de governos para acabar com esta treta. Nada mudará em Timor-Leste se os críticos da pensão vitalícia só tiver uma memória selecionada dos que tomam medidas. Não vale a pena tentar fechar o trinco do portão agora porque o cavalo já fugiu.

Esta maldita e repugnate lei foi aprovada por uma maioria absoluta sob o governo da FRETILIN. Sendo ASSIM que pode-se abolir com uma outra maioria absoluta sob o governo da AMP. Mas não aconteceu porque todos os ministros, seja qual for os seus partidos políticos também querem MAMAR o dinheiro do povo. E durante a governação do governo de AMP muito mais já MAMARAM e ainda não estão satisfeitos. Eles receberão as suas pensões vitalícias.

Mais lidas da semana