segunda-feira, 2 de abril de 2012

Angola: Coligação de ex-dirigente da UNITA inicia hoje convenção constitutiva



EL - Lusa

Luanda, 02 abr (Lusa) - A Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA), coligação anunciada pelo antigo dirigente da UNITA Abel Chivukuvuku, inicia hoje em Luanda a sua convenção constitutiva, com as eleições gerais de setembro no horizonte.

Dissidentes da UNITA, o maior partido da oposição angolana, quatro partidos legalizados mas sem representação parlamentar e cidadãos independentes dão corpo à nova formação política, que vai apresentar Abel Chivukuvuku como seu candidato à Presidência da República, cargo que passa a ser eleito naquele escrutínio por via indireta, conforme a nova Constituição.

Nos trabalhos deverão participar 690 delegados, dois terços dos quais em representação de 17 das 18 províncias de Angola, cabendo o terço restante à província de Luanda.

Além de eleger os órgãos de direção da coligação, que terá Abel Chivukuvuku como presidente, a convenção vai debater e aprovar os estatutos, o manifesto político, que constitui o programa mínimo de governação e o programa de ação.

Entre o MPLA, atual partido no poder, e a UNITA, a CASA pretende representar o centro do espectro político angolano, como salientou Abel Chivukuvuku no passado dia 14 de março, quando anunciou publicamente a criação da coligação.

Leia mais sobre Angola - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana