terça-feira, 3 de abril de 2012

AZAWAD – A AREIA E A FÚRIA – III



Martinho Júnior, Luanda

7 – A situação físico-geográfica e a geo estratégia do MNLA.

Quem quer que esteja à frente, do “Movimento Nacional de Libertação Azawad”, ou esteja a influenciar a sua “super estrutura” dirigente, desde logo se identifica com expedientes inteligentes com vocação geo estratégica para com a imensa região do Sahara / Sahel (que se estende de Porto Sudão a leste até à capital da Mauritânia, Nouakchott, a ocidente) e para com todo o Oeste Africano.

*Ler matéria relacionada – partes I e II

Chega-se a essa conclusão se analisarmos os aspectos físico-geográficos e humanos do presente “fenómeno tuaregue”, inclusive nas suas implicações sócio-políticas.

Se bem que o espaço onde os tuaregues (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuaregues) se movimentam abarque tradicionalmente o deserto da Líbia, Argélia, Níger, Mali e Burkina Faso (conforme a carta), a sua influência poder-se-á fazer sentir, directa ou indirectamente, em toda a transversal continental de Porto Sudão a Nouakchott, uma vez que essa transversal é utilizada por outras etnias nómadas com multi-facetados interesses que coexistem com os dos tuaregues, assim como, por todo o Oeste Africano, tendo em conta a área principal de impacto da sua actual acção.

A escolha do Mali para a presente rebelião (http://en.wikipedia.org/wiki/2012_insurgency_in_northern_Mali) foi criteriosa em qualquer desses aspectos e, sob o ponto de vista físico-geográfico, o Mali é onde mais facilmente poderiam delimitar território, pois o formato das fronteiras políticas do país facilita o “corte” da parte norte (onde pontifica Tombuctu) em relação ao sul (Bamako, no outro extremo, está próximo da fronteira sudoeste com a Guiné Conacry), conjunturas que seria muito mais difícil encontrar comparativamente no Níger, no Chade, ou no Burkina Faso.

8 – Sob o ponto de vista humano.

É de realçar em primeiro lugar as características nómadas da cultura tuaregue, em condições adaptadas ao enorme deserto quente do Sahara e ao Sahel, o que os torna um povo cada vez mais de comerciantes e guerreiros que recorrem a padrões tradicionais como suporte de base para seus comportamentos e actividades, capazes de absorverem equipamentos modernos, em especial no que diz respeito aos processos respeitantes à sua segurança e à sua defesa.

Por outro lado a sua inserção “sem passaporte”, quiçá sem identificação e controlo das autoridades estatais dos países que percorrem, é em nações fragilizadas que constituem a cauda dos Índices de Desenvolvimento Humano, precisamente nas áreas de densidade populacional mais rarefeita e em regiões onde existe a maior miséria no planeta.

Para se ter uma ideia, eis os dados do IDH (http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3600&lay=pde) referentes a quatro países da região, todos eles países interiores sem acesso directo ao oceano, onde existe implantação nómada tuaregue:

- 167º - Níger - 0,261.
- 163º - Chade - 0,295.
- 161º - Burkina Faso - 0,305.
- 160º - Mali - 0,309.

Nesses países a distribuição da riqueza tem assimetrias: enquanto na parte sul de cada um deles os IDH são mais favoráveis, uma vez que é a sul deles que se encontram as principais cinturas verdes (quase sempre em função do curso do rio Níger), é a norte, no espaço onde os tuaregues melhor se disseminam, onde as condições de sobrevivência atingem maior precariedade.

Para os nómadas tuaregues, homens fortes do deserto habituados a ambientes extremos, em relação aos quais fizeram ressuscitar a arte da guerra (moderna) com os acontecimentos na Líbia (“Gaddafi’s influence in Mali’s coup” – http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-17481114), isso tornou-se factor essencial: seu alistamento foi nas forças armadas melhor pagas e ao mesmo tempo as que ofereciam melhores condições, as da Líbia sob a égide de Kadafi, o que os foi afastando das outras forças armadas da região, ou seja, do Chade, do Níger, da Argélia e do Mali.

O coronel Kadafi via por outro lado um papel muito importante para a Líbia em todo o Sahara / Sahel e Oeste africanos, onde disseminou investimentos muitos dos quais socorreram aliás aos pobres estados de nações frágeis como o Níger e o Mali.

A Líbia sob a égide de Kadafi detinha licença para numa imensa região criar a agricultura que lhe interessava, aquela que não poderia arrancar a curto prazo no próprio território líbio.

Ao pôr fim a Kadafi e ao enredo político-social líbio sob a sua égide, as forças militares líbias desagregaram-se e, se uma parte dos quadros autóctones foi sendo mal ou bem absorvidos pelas novas autoridades, os tuaregues foram desde logo combatidos, pois não possuíam um bastião forte como as outras tribos autóctones no espaço nacional líbio.

É evidente que tudo isso aconteceu no âmbito da própria emergência rebelde contra Kadafi: só se tornou possível com a implicação de inteligência e militar ocidental, tendo à cabeça os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, criando como consequência a migração dos guerreiros derrotados.

A actual rebelião tuaregue germinou em condições e conjunturas distintas das anteriores, o que desde logo é possível comprovar nos aspectos geo estratégicos e tácticos que integram a formação, implantação e acção do MNLA.

Sob o ponto de vista táctico, primeiro o MNLA atacou as povoações periféricas junto às fronteiras da Argélia, do Níger e do Burkina Faso, para depois confluir nas direcções centrais sucessivas de Kidal, Gao e, por fim da milenar Tombuctu, fechando o ciclo ofensivo bem no âmago do território reclamado e aprontando-se para consolidar defensivamente as suas posições.

Isso provocou em cadeia resultados geo estratégicos que condu<zem a uma cada vez maior fragilização de África (e ao neo colonialismo em época de globalização, com todas as suas consequências, inibições e contradições), dos quais destaco cinco deles:

- O golpe militar em Bamako;

- O aprofundar da fragilização da resposta do Mali, tirando partido do facto de sair imediatamente derrotado a norte;

- A impotência dos países componentes da ECOWAS e da CEDEAO, que tomaram decisões rápidas contra os militares malianos golpistas, seguindo a cartilha ocidental, por que se vêem impotentes para fazer face à emergência de Azawad, o território reclamado para chão-pátrio dos tuaregues.

- A impotência da União Africana, presa aos conceitos sócio-políticos que directa ou indirectamente têm sido absorvidos essencialmente a partir dos interesses ocidentais e integraram a cultura das revoltas no âmbito da “primavera árabe” na Tunísia, no Egipto e, de forma tão militarmente sangrenta, na Líbia.

- A expectativa das potências ocidentais com implicações de inteligência e militares em África, nomeadamente os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, até por que qualquer evolução que haja vai ao encontro dos seus interesses, particularmente aqueles que se referem ao “redesenhar” do mapa político do continente, tal como em relação às parcerias cultivadas e às potenciais.

Por todas estas razões, faço lembrar quão importantes foram para África os conceitos de “pan-africanismo” (http://en.wikipedia.org/wiki/Pan-Africanism) formulados há 50 anos por Kwame N’Krumah no Gana e quão importante é fazer lembrar que ele foi derrubado do poder por um golpe de estado sob a influência da CIA (“Documents Expose U.S. Role in Nkrumah Overthrow” – http://www.state.gov/www/about_state/history/vol_xxiv/z.html)!

5 comentários:

Anónimo disse...

Les rebelles maliens proches de Mopti, selon Paris

Le ministre français de la coopération, Henri de Raincourt, indique mardi 3 avril que des "mouvements" de rebelles ont été signalés "autour de Mopti", ville du centre du Mali située au sud de Tombouctou, tombée lundi aux mains des islamistes.
Interrogé par Radio France internationale (RFI) sur la possibilité de voir d'autres villes du centre du pays passer sous le contrôle de la rébellion touareg, le ministre a répondu : "Il y a eu des informations indiquant qu'il pouvait y avoir des mouvements d'approche des rebelles"."Il y avait en tous cas des mouvements autour de Mopti. Aujourd'hui, compte tenu de ce que l'on sait sur la situation militaire sur le terrain, je ne vois aucun secteur géographique sur lequel l'armée malienne serait susceptible de stopper l'avancée des rebelles", a souligné M. de Raincourt.
Des centaines d'habitants de Mopti et de ses environs, incluant des militaires et leurs familles, ont quitté leur domicile dès lundi, craignant l'avancée des rebelles, ont indiqué des témoins.
PROGRESSION DES REBELLES TOUAREG
La rébellion touareg du Mouvement national de libération de l'Azawad (MNLA) et les autres composantes de la rébellion, groupes islamistes et trafiquants, ont pris coup sur coup depuis vendredi les trois capitales régionales du nord : Kidal, Gao et Tombouctou, sans rencontrer de résistance.
Lundi, Tombouctou est tombée aux mains d'Ansar Dine, un groupe islamiste dirigé par un ancien chef touareg, en lien avec des membres d'Al-Qaida au Maghreb islamique (AQMI). "Nous souhaitons que les rebelles du MNLA, qui ont lancé le mouvement, ne soient pas débordés par les uns et par les autres. Que ce soit eux avec lesquels on puisse engager les contacts nécessaires pour mettre sur pied un cessez-le-feu de toute urgence, et engager les négociations et discussions entre les uns et les autres", a déclaré Henri de Raincourt. Le ministre a toutefois estimé que la capitale n'était pas menacée "pour le moment", sans exclure la "possibilité" d'une tentative d'infiltration d'AQMI jusqu'à Bamako. Evoquant les quelque 4 500 ressortissants français présents dans le pays, il a renouvelé l'appel de Paris à "quitter provisoirement" le Mali, "tant que la situation n'est pas stabilisée".


http://www.lemonde.fr/afrique/article/2012/04/03/les-rebelles-maliens-proches-de-mopti-selon-paris_1679536_3212.html

Anónimo disse...

El líder antiimperialista Oumar Mariko acepta integrar el gobierno de unión propuesto por los militares en Malí


L’Humanité, otros


El Doctor Oumar Mariko, físico maliense y prestigioso líder de la oposición progresista, presidente del partido antimperialista SADI, no solamente apoya la acción de un grupo de oficiales jóvenes apoyados ampliamente por los soldados de base, de derrocar a la marioneta de París que ejercía de presidente Toumani, sino que ofrece su apoyo al gobierno de unión propuesto por los militares.
Otros partidos y personalidades políticas muestran comprensión a la acción de los militares y evitan toda condena de la misma. El portavoz del principal partido político, ADEMA, Thiama no lo condena y no le parece una sorpresa. El antiguo presidente de la Asamblea Nacional Ali Nouhoum Diallo afirma que la gente decente está dispuesta a aplaudir cuando estos “jóvenes” demuestren con acciones sus buenas intenciones. Pero sectores populares ya les están manifestando apoyo abierto. El corresponsal del diario Le Monde Fabien Offe narra en una crónica que el simple taxista Mamadou Traoré afirma que las elecciones que debían celebrarse no eran una solución porque no había candidatos válidos. El corresponsal observa un grupo de niños y adolescentes que aclaman a los militares junto a un puente sobre el río Níger y a otro grupo de adultos aplaudiéndoles de manera mas parca. Otros conductores de vehículos gritan “Viva el ejército”.
El Partido Comunista francés (PCF) acusa al gobierno de Sarkozy de haber causado la crisis en Mali por su brutal intervención en Libia que ha desestabilizado no solamente ese país sino toda la región. Expresa su apoyo al pueblo maliense y en particular al partido SADI y a las fuerzas progresistas de oposición. La Red de la Izquierda Africana (ALNEF) expresó en el pasado mes de febrero todo su apoyo al Doctor Oumar Mariko y a su partido SADI tras haber sufrido el dirigente un serio intento de asesinato, sin duda, orquestado por el presidente y el servicio secreto francés y que afortunadamente fracasó.
Quien está muy disgustado con la situación es el ministro de exteriores francés Juppé que exige a los militares que convoquen elecciones en el plazo más breve posible comportándose como el amo de Mali. Manifiesta profundo desagrado por la pérdida de su marioneta Toumani que se ha comportado como lacayo fiel de la política neocolonial francesa en el África occidental.
El pueblo de Mali lucha por conquistar su verdadera independencia en un sistema verdaderamente democrático y en el seno de la unidad africana sin injerencias imperialistas.
Fuente: L’Humanité, Jeune Afrique, página de SADI www.partisadi.net



http://www.rebelion.org/noticia.php?id=147422

Anónimo disse...

Qui sont les nouveaux maîtres du Sahel?
Les islamistes radicaux d’Ansar Dine, les combattants d’Al-Qaïda au Maghreb islamique (Aqmi), les rebelles touareg du MNLA et d’autres groupes armés règnent en maître sur une grande partie du Sahel. Mais qui sont-ils?

...

http://www.slateafrique.com/85185/qui-sont-les-nouveaux-maitres-du-sahel-mali

Anónimo disse...

THE SPECTER OF AL QAEDA IN AFRICA: A Cover for Western Reconquest of the Continent
The "Al Qaeda Brand", a Lucrative “Investment”....

by Finian Cunningham

A British foreign policy think tank has this week released a study claiming that the terror group Al Qaeda is regrouping in Africa creating “an arc of instability” from the Western Sahel to the Eastern Horn.
The Royal United Services Institute, based in Whitehall, London, and closely aligned to official British foreign policy, cites “disturbing new trends” across the continent that “Osama bin Laden’s terror network” is seeking influence in Somalia, North Africa and the Western Sahara-Sahel.
...
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=30151

Anónimo disse...

cialis generika cialis bestellen ohne rezept
acquisto cialis generico cialis
cialis precio cialis
cialis prix cialis

Mais lidas da semana