quinta-feira, 19 de abril de 2012

Barroso inicia visita oficial a Angola para aprofundar relações políticas e económicas



EL (ACC) - Lusa

Luanda, 19 abr (Lusa) -- José Manuel Durão Barroso chega hoje a Luanda para uma visita oficial, a primeira de um presidente da Comissão Europeia a Angola, para aprofundar as relações políticas e económicas entre a União Europeia e Angola.

Um porta-voz do executivo comunitário indicou quarta-feira à Lusa em Bruxelas que, "com a visita a Angola, o presidente (da Comissão) quer expressar o seu apoio às reformas políticas e económicas" realizadas no país e "reconhecer o contributo positivo de Angola, a nível regional e internacional, para a estabilidade e paz".

O outro grande objetivo da visita é promover a UE como uma parceiro estável e fiável de Angola, o que também ganhará forma com um acordo conjunto que está a ser finalizado e deverá ser endossado por Luanda e Bruxelas, "através do qual as partes se comprometem a levar as suas relações para um novo patamar, baseado num diálogo político intenso e cooperação reforçada", acrescentou Alejandro Muñoz.

No primeiro dos três dias da estada em Angola, Durão Barroso encontrar-se-á com o Presidente José Eduardo dos Santos, com o presidente da Assembleia Nacional e os líderes das bancadas parlamentares.

Do programa consta ainda a assinatura dos contratos com organizações da sociedade civil para projetos de educação cívica e observação eleitoral, no valor de 1,2 milhões de euros.

O segundo dia inicia-se com a homenagem que será prestada pela Universidade Agostinho Neto, onde proferirá uma palestra subordinada ao tema "Europa - Angola 2012: um novo caminho conjunto".

Ainda no segundo dia, Durão Barroso visitará na Escola D. Bosco, no bairro do Sambizanga, em Luanda, um projeto financiado pela União Europeia no bairro de Sambizanga, em Luanda.

Segundo os últimos dados disponíveis, a UE é o maior exportador para Angola e o terceiro principal parceiro comercial em termos globais.

Em termos regionais, Angola é atualmente o segundo principal parceiro comercial da UE na África Austral.

A UE é ainda o maior doador de ajuda pública ao desenvolvimento de Angola, país com que desenvolve um programa de cooperação plurianual (2008-2013), ao abrigo do 10º Fundo Europeu para o Desenvolvimento e do Orçamento da Comissão Europeia, num total de mais de 250 milhões de euros.

No final da visita, Durão Barroso dará uma conferência de imprensa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana