quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cinco chefes de Estado da sub-região aguardados em Bissau na segunda-feira



MB - Lusa

Bissau, 18 abr (Lusa) - Cinco chefes de Estado da CEDEAO são esperados segunda-feira na capital da Guiné-Bissau, para conversações com os militares autores do golpe de Estado do passado dia 12, revelou hoje o porta-voz do Comando Militar.

De acordo com o tenente-coronel Dabhana Na Walna, os chefes de Estado da Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO) vão analisar com os autores do golpe os mecanismos para o retorno à normalidade constitucional na Guiné-Bissau.

"Os militares não podem afastar-se deste processo totalmente, até porque deve chegar ao país já na segunda-feira uma importante delegação da CEDEAO, composta por cinco chefes de Estado", disse Na Walna, questionado sobre os próximos passos que o Comando Militar pretende encetar no processo da normalização da vida institucional da Guiné-Bissau.

A CEDEAO, tal como a União Africana, a organização da francofonia, a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), a União Europeia e as Nações Unidas exigem aos militares a devolução do poder aos órgãos civis democraticamente eleitos.

O Comando Militar (que reivindica a autoria do golpe) assinou hoje com 22 partidos (a maioria sem representação parlamentar) um acordo, mas sem a presença do PAIGC, o partido no poder até quinta-feira da semana passada, quando se deu o golpe.

O presidente da comissão da CEDEAO, Desiré Ouedreagou, chefiou, na passada segunda-feira, uma delegação composta por alguns ministros e chefes das Forças Armadas de três países da organização, à qual o Comando Militar prometeu a devolução do poder aos órgãos democraticamente eleitos, bem como a libertação do Presidente interino do país, Raimundo Pereira e do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Raimundo Pereira e Gomes Júnior continuam ainda detidos, em parte incerta.

Sem comentários:

Mais lidas da semana