segunda-feira, 2 de abril de 2012

Transportadores de passageiros paralisam em protesto contra mau estado das estradas



HYC - Lusa

Maputo, 02 abr (Lusa) - Transportadores privados de passageiros, vulgo "chapas", paralisaram hoje a atividade na estrada T3-Benfica, nos arredores de Maputo, em protesto contra o mau estado da via, impedindo milhares de pessoas de chegar à capital moçambicana.

A polícia moçambicana disparou alguns tiros para forçar os transportadores a retirarem os seus veículos, colocados no meio da estrada para impedir a circulação, e deteve três pessoas.

"É difícil circular com estas estradas esburacadas, o município não repara e sempre que vamos à inspeção dos veículos dizem que os nossos carros não estão em condições de circular devido a avarias por causa dos buracos. Hoje não vamos trabalhar, estamos cansados de estragar os carros", disse à Lusa Vasco Muchanga, um dos transportadores que aderiram ao protesto.

Carlos Novela, transportador na rota Benfica-Cidade da Matola, que passa pela estrada do Bairro T3, disse que, além de estragar as viaturas, a degradação da via faz com que uma viagem que devia ser feita em 10 minutos dure 25 minutos.

"Levamos muito tempo para chegar a tempo, temos estradas esburacadas, quando chove, é lamentável o que acontece, não há como circular. Fazemos essa manifestação para ver se o município nos ajuda, assim não dá", queixou-se Carlos Novela.

Para chegar à capital, muitos utentes da estrada do Bairro T3, principalmente trabalhadores e alunos, tiveram que caminhar várias horas a pé.

"Fiquei muito tempo na paragem, os carros não levam ninguém, eu já estou atrasada, mas tenho que caminhar até um sítio onde irei encontrar ´chapa`. Os ´chapeiros` têm razão em fazer a greve, a nossa estrada está uma lástima, os carros estragam", disse Antonieta Chissandro, estudante.

Os transportadores garantem que vão retomar a atividade na terça-feira, mas poderão voltar a parar a qualquer altura, como forma de pressionar as autoridades a reabilitarem a estrada.

Sem comentários:

Mais lidas da semana