segunda-feira, 28 de maio de 2012

ANGOLA PARTICIPA NA CIMEIRA DA DIÁSPORA AFRICANA



Angola Press

Pretória - Uma delegação do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola participou na primeira Conferência sobre a Diáspora Africana no Mundo que decorreu de 23 a 25 de Maio, em “Sandton Convention Centre”, Joanesburgo, África do Sul.

A delegação angolana no evento foi chefiada pelo secretário de Estado Das Relações Exteriores, Manuel Augusto, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e integrou o representante de Angola junto da União Africana, embaixador Arcanjo do Nascimento, e o director para as Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, Francisco Correia.

Entre outros objectivos, a conferência visou juntar os talentos africanos espalhados na diáspora para, em contacto directo com os líderes dos países africanos, abordar as formas de contribuição e da sua integração no processo de desenvolvimento do continente.

A cimeira visou igualmente conceber um programa de acção que permita a criação de parcerias sustentáveis entre a diáspora africana e o continente de sua origem, criar uma plataforma de diálogo, reforçar a solidariedade Panafricana e promover a cooperação Sul-Sul para a melhoria do bem-estar de África e da sua diáspora.

Na quinta-feira, a reunião ministerial que precedeu a cimeira dos Chefes de Estado produziu uma declaração na qual os ministros sublinham a necessidade de consulta contínua entre a África e a diáspora, assim como estabelecer critérios políticos que possam facilitar e garantir a participação efectiva da diáspora na União Africana.

A UA definiu a Diáspora Africana como "pessoas de origem Africana vivendo fora do continente, independentemente de sua cidadania, nacionalidade e que estão dispostas a contribuir para o desenvolvimento do continente e na edificação da União Africana”.

Estimativa de vários historiadores indicam que, entre os anos de 1500 e 1900, cerca de 23 milhões de africanos foram transportados, na condição de escravos, para ilhas do Oceano Índico, Mediterrâneo e para o continente Americano.

A conferência que decorreu sob o tema “concretizar a realização de uma África Unida e Integrada com a sua Diáspora foi organizada pela União Africana (UA) em parceria com o Governo da África do Sul.

Sem comentários:

Mais lidas da semana