segunda-feira, 7 de maio de 2012

Austrália: Governo prepara o orçamento mais duro dos últimos 25 anos



PNE - Lusa

Sidney, 07 mai (Lusa) -- O Secretário do Tesouro da Austrália, Wayne Swan, afirmou que o próximo orçamento do seu Governo será o mais duro dos últimos 25 anos, já que vai prever um forte corte na despesa pública para alcançar um superávit.

O Governo de Camberra pretende reduzir em 1,6 por cento o peso da despesa pública no Produto Interno Bruto (PIB) para 23,5 por cento no ano fiscal 2012-2013, um rácio que se pretende manter nos próximos quatro anos, de acordo com a edição de hoje do diário "The Australian".

Swan vai dar a conhecer, esta semana no Parlamento, o orçamento, que abrangerá o maior corte nos gastos públicos face ao PIB desde o ano fiscal de 1987-88, quando o então primeiro-ministro Paul Keating implementou um corte de 1,8 por cento.

Em declarações ao "The Australian", Swan disse que o próximo orçamento do Governo australiano mostrará que, nos próximos quatro anos, a despesa pública representará menos de 24 por centro do PIB e será "a mais baixa desde o início dos anos 80".

O Governo australiano anunciará esta semana cortes no orçamento da Defesa de mais de 5.090 milhões de dólares (3.890 milhões de euros) nos próximos quatro anos, entre outras medidas.

O Secretário australiano do Tesouro garantiu que este orçamento do Governo de Camberra conta com o "apoio" do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Num editorial publicado no "Australian Financial Review", o diretor do Departamento da Ásia do FMI, Anoop Singh, realçou que o compromisso do Governo australiano de procurar alcançar um superávit nas próximas contas nacionais contribuirá para reconstruir as barreiras fiscais contra os golpes económicos.

Na semana passada, o banco central australiano reviu em baixa as suas previsões de crescimento de 3,5 por cento para três por cento este ano e de três a quatro por cento para 2,5 a três por cento para 2013.

Sem comentários:

Mais lidas da semana