quarta-feira, 9 de maio de 2012

Brasil: Violência contra mulher permanece mesmo com Lei Maria da Penha


Pulsar

Entre os anos de 1980 e 2010 cerca 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. Este é o retrato apresentado pela nova edição do “Mapa da Violência no Brasil 2012” , que conta com um caderno especial denominado “Homicídio de Mulheres no Brasil”.

O documento mostra que a última década concentrou 43,5% das ocorrências de assassinato do período avaliado. Além disso, o percentual de vítimas identificadas anualmente cresceu mais de 200% em 30 anos. Em números proporcionais, o relatório destaca um índice de 4,4 homicídios para cada grupo de 100 mil representantes do sexo feminino. Essa situação coloca o Brasil em sétimo lugar no ranking dos países onde mais ocorrem feminicídios.

A partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, o relatório identificou 48.152 atendimentos a mulheres relativos à violência doméstica, sexual e outras formas de agressão. Em média, a cada cinco minutos, uma mulher é agredida no país.

O Mapa da Violência ainda mostra que no ano de 2007 a taxa de homicídios contra mulheres teve a primeira queda do período avaliado. A redução foi atribuída à entrada em vigor da Lei Maria da Penha, no fim de 2006. No entanto, o índice voltou a crescer sem interrupções a partir de 2008.

O sociólogo Júlio Jacobo autor do Mapa da Violência, declarou à Agência Brasil que os indicadores de violência estagnaram desde a mudança da legislação. Mas, apesar de não estar aumentando, ele avalia que “ainda estamos na UTI, mesmo sem o agravamento do quadro”. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana