sexta-feira, 11 de maio de 2012

Encontrados 12 corpos nos destroços do avião que se despenhou na Indonésia



MC - Lusa

Jacarta, 11 mai (Lusa) - Doze corpos foram hoje encontrados nos destroços do avião Superjet 100 do fabricante russo Sukhoi, que se despenhou na quarta-feira quando sobrevoava Jacarta, indicaram os socorristas.

"Chegámos ao local do acidente às 10:00 locais (04:00 em Lisboa) e encontrámos 12 vítimas, todas mortas. Estamos a continuar a evacuação [do avião]", disse o vice-marechal Daryatmo, responsável da agência nacional de socorristas indonésia (SAR), durante uma conferência da imprensa no aeroporto de Halim de Jacarta.

O avião, que participava num voo de demonstração na quarta-feira, transportava 47 pessoas, a maioria indonésios, mas também oito russos, um francês e um norte-americano, segundo o agente indonésio da Sukhoi, Trimarga Rekatama.

Outras fontes indicam que haveria 50 ocupantes.

As operações são complicadas pela natureza do terreno já que o avião se despenhou num lado quase vertical do Monte Salak.

A evacuação dos corpos só deverá estar concluída dentro de "dois a três dias", referiu o responsável, explicando que os corpos têm de ser transportados a pé até à estrada mais próxima antes de serem encaminhados por helicóptero para o aeroporto Halim de Jacarta.

O avião foi descoberto na quinta-feira por um helicóptero a cerca de 1.800 metros de altitude perto de Cijeruk, na região do Monte Salak, que tem uma altitude de 2.211 metros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana