quarta-feira, 9 de maio de 2012

Moçambique: Dois polícias detidos por alugarem armas a alegados criminosos



AYAC - Lusa

Chimoio, Moçambique, 09 mai (Lusa) - A Polícia da Beira, Sofala, centro de Moçambique, deteve na segunda-feira dois agentes por indícios de alugarem armas de fogo a alegados criminosos suspeitos de assaltarem e assassinarem comerciantes, disse hoje à Lusa fonte policial.

Os agentes da polícia, um dos quais estagiário, alugavam as suas armas durante o período das escalas das operações de patrulha rotineira, em troca de valores monetários, cuja quantidade a polícia não avança.

"A polícia neutralizou uma quadrilha de assaltantes à mão armada e estes viriam a denunciar que a arma usada nas suas incursões era alugada por um agente. Investigações internas levaram à detenção de dois agentes, um deles com menos de 18 meses na corporação", disse à Lusa Mateus Mazibe, porta-voz do comando da polícia em Sofala.

Ainda segundo a fonte, já foram lavrados processos-crime e disciplinares contra os dois agentes, detidos na cadeia central da Beira. As medidas podem levar à expulsão dos agentes na corporação.

"A população deve ser vigilante na apresentação pública dos candidatos a polícia, denunciando aqueles com má conduta e ou antecedentes criminais, para evitar que malfeitores se introduzam na polícia para manchar o bom nome da corporação, cuja missão principal é manter e não perturbar a ordem", apelou Mazibe.

Pelo menos três assaltos a comerciantes foram registados nos últimos três meses na cidade da Beira, que culminaram com o assassínio de dois comerciantes de origem asiática, no bairro da Munhava e na baixa da cidade, informou a polícia. Presume-se que as armas usadas eram da corporação.

Sem comentários:

Mais lidas da semana