domingo, 20 de maio de 2012

Novo Presidente timorense reclama mais investimento de empresários portugueses



MSE - Lusa

Díli, 20 mai (Lusa) - O novo Presidente timorense, Taur Matan Ruak, disse hoje querer empresários portugueses em Timor-Leste para dar início a um novo tipo de assistência e relacionamento entre os dois países.

"Queremos empresários portugueses aqui com a sua criatividade e ousadia, com a sua determinação e trabalho árduo" até porque"são tantas as áreas e setores que os empresários portugueses podem investir e, daqui, apostar em outros países da região", afirmou o chefe de Estado timorense.

Taur Matan Ruak falava no banquete de Estado em honra do Presidente da República, Cavaco Silva, que se encontra no país em visita oficial.

"Terminaram as fases da ajuda humanitária, as fases de configuração e estruturação do nosso Estado. A presença de empresários portugueses pode e deve ser o início de um novo tipo de assistência e relacionamento entre os dois países", afirmou o Presidente timorense.

Na segunda-feira, no âmbito da vista de Cavaco Silva, realiza-se no Centro de Conferência de Díli o Seminário Empresarial Luso-Timorense com a presença de vários empresários portugueses, nomeadamente o administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos, Rodolfo Lavrador, o administrador da Galp, Fernando Gomes.

No discurso, o Presidente timorense abordou também a cooperação entre Portugal e Timor-Leste no setor da justiça e educação como "áreas da maior importância estratégica".

Sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Taur Matan Ruak disse que "há trabalho a fazer" e que a organização deve refletir sobre como deve chegar aos cidadãos.

"Timor-Leste já entregou formalmente o pedido para assumir a responsabilidade da presidência da CPLP durante o biénio 2014-2016. Será um enorme desafio, mas estamos prontos e desejosos para o enfrentar com sucesso", acrescentou.

Aviso aos leitores de Página Global

BOICOTE A NOTÍCIAS DE CAVACO SILVA NA VISITA A TIMOR-LESTE E "ARREDORES" – Página Global dá conhecimento aos leitores que em protesto contra a inexistência de uma publicação diária online em língua portuguesa sobre a realidade timorense vai boicotar a publicação de notícias referentes a Timor-Leste que envolvam a visita do PR de Portugal, Cavaco Silva, para as comemorações dos 10 anos da independência do país, assim como todas as outras notícias relativas a Cavaco nesta sua deslocação a países daquela parte do mundo. Consideramos inadmissível que 10 anos após a independência não exista um único órgão informativo em português sobre a atualidade timorense, apesar de a língua portuguesa ser considerada constitucionalmente língua oficial daquele país. (Redação PG)


1 comentário:

Anónimo disse...

Taur teria mais sucesso se convidasse empresários brasileiros e empresas estatais para investir em Timor. O dinheiro está sobrando...

Mais lidas da semana