Cristiana Soares – RFI
O Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, deu início a um périplo de vinte dias. A deslocação vai levá-lo a vários países como a Rússia, Turquia, Timor-Leste e Taiwan. O objectivo é conseguir o máximo de financiamento para os projectos do arquipélago.
Patrice Trovoada, chefe do Executivo santomense iniciou no este fim-de-semana, sábado, a um périplo de vinte dias que o vai levar a uma multiplicidade de países, desde a Rússia, Timor Leste e Portugal.
A viagem serve para fomentar as relações de cooperação com os países visitados, mas os objectivos últimos destas deslocações prendem-se com o financiamento dos projectos do arquipélago. A título de exemplo a Rússia que, em São Tomé e Príncipe, tem interesse nas áreas da energia, transportes e hidrocarbonetos.
A viagem de Patrice Trovoada termina em Portugal. País com o qual São Tomé e Príncipes tem boas relações que, apesar da crise económica que atravessa, já assegurou ao arquipélago a continuidade das parcerias estabelecidas.
Maximino Carlos, correspondente em São Tomé, perspectiva esta deslocação do Primeiro-ministro Patrice Trovoada.
Também em São Tomé e Príncipe, mas no plano interno, arrancou ontem no arquipélago o quarto recenseamento geral da população e habitação. O processo vai durar um mês e conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O jornalista Miguel Martins ouviu Elsa Cardoso, Directora-geral do Instituto de Estatística de São Tomé e Príncipe e coordenadora deste processo de recenseamento geral da população e habitação, o primeiro recenseamento digital do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário