sexta-feira, 15 de junho de 2012

Moçambique: PRODUÇÃO DE CAJU FOI A PIOR DOS ÚLTIMOS 10 ANOS



LAS - Lusa

Maputo, 15 jun (Lusa) - Moçambique produziu apenas 64 mil toneladas de castanha de caju na campanha 2011-12, contra 113 toneladas na época anterior, naquela que foi a produção mais baixa nos últimos 10 anos, disse na quinta-feira fonte oficial.

Segundo a diretora nacional do Instituto Nacional do Caju (INCAJU), Filomena Maiopue, a baixa produção resultou da alternância da planta, situação que considerou normal.

"Quando no ano anterior o cajueiro atinge o pico, no ano seguinte a produção baixa bruscamente", disse a responsável do INCAJU, falando no Dondo, província de Sofala, no centro de Moçambique.

As 113 mil toneladas obtidas na campanha anterior são consideradas o pico da produção de castanha de caju no país.

Mas a fraca colheita de 2011-12 estendeu-se também à comercialização do produto, que caiu 40%, fenómeno assacado à crise mundial e à redução do preço pago ao produtor, que passou de 19 meticais (0,54 euros) para 13 meticais (0,37 euros) por quilo.

"Este facto fez com que muitos produtores retivessem a produção à espera de oportunidade de outros preços que nunca mais surgiram por falta de dinheiro", disse Filomena Maiopue, citada pelo Diário de Moçambique, acrescentando que grandes quantidades da castanha de caju encontram-se ainda nas mãos dos produtores.

Sem comentários:

Mais lidas da semana