terça-feira, 12 de junho de 2012

PR: Guiné Equatorial será nono país da CPLP se tiver cumprido requisitos exigidos



A Semana (cv)

O Presidente de Cabo Verde referiu que a entrada da Guiné Equatorial na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) como membro de pleno direito, depende da avaliação do cumprimento dos requisitos necessários à pertença da comunidade lusófona, na cimeira de Maputo, em Julho. “Poderá ser aprovado ou adiado”, tudo depende do cumprimento do dossiê, disse.

Jorge Carlos Fonseca respondia assim à instância do a semana online, a propósito das críticas na sociedade civil portuguesa de que aquele país do centro oeste-africano não tem nenhum dos requisitos que enformam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A maioria dos países já se pronunciou de forma consensual, inclusive Cabo Verde, pela voz do antigo presidente Pedro Pires, pela viabilidade da sua inclusão, tendo e conta que se tornaria um país democrático

O país, do centro-oeste da África e de fala espanhola, já adotou o português como língua oficial, como uma das condições para pertencer ao bloco lusófono.

O pedido de pertença à CPLP foi aceite por todos os países do grupo, em Julho de 2010,e o processo foi aberto.

Segundo Domingos Simões Pereira, o guineense Secretário Executivo da CPLP, “este processo de adesão consiste em dois, três, elementos fundamentais”.

“Por um lado, nós temos os estatutos que a Guiné-Equatorial já está cumprindo com a aprovação da língua portuguesa, como língua oficial. Mas também há princípios que têm a ver com o exercício democrático no país, com uma maior abertura, com os direitos humanos. Há todo um conjunto de princípios no país que nós achamos que têm que ser respeitados”.

Angola, que detém a presidência rotativa da CPLP, tem prestado assistência técnica e logística para implementar o ensino do português nas escolas deste país. OL – (Fim)

QUALQUER DITADOR APRENDE A LÍNGUA PORTUGUESA, ATÉ SALAZAR E EDUARDO DOS SANTOS

As declarações do PR cabo-verdiano são vagas na censura perentória que merece o regime de Obiang, ditador sanguinério da Guiné Equatorial. A própria CPLP já tem um sapo do tamanho de um elefante que anda a engolir desde a sua formação: José Eduardo dos Santos. Desde quando é que Angola preenche os requisitos estatutários da CPLP se tem um presidente da República que nunca foi eleito, apesar de estar a ocupar aquele cargo há mais de três décadas?

Assim, agora, com Obiang e a mascarada de democracia que querem fazer acreditar que existe na Guiné Equatorial deparamos com um ditador a juntar a outro, o de Angola. Nem sequer existe a garantia de que nas próximas eleições em Angola serão cumpridos os preceitos democráticos eleitorais que se traduzam de cariz livre e justo, honesto. As eleições anteriores, para o Parlamento, sabemos que não foram. Há até quem ironize que se José Eduardo dos Santos e o MPLA quiserem vencem com uma percentagem de 120 por cento ou mais… Tal é a democracia em Angola. E agora vai a CPLP admitir no seu seio Obiang?

Perante todas as constatações que retiram credibilidade ao processo de adesão da Guiné Equatorial, por via do seu enorme défice democrático e não cumprimento do respeito aos direitos humanos, eleições livres e democráticas reais, justiça social, etc., etc., deve ser responsabilizado o ditador Obiang e não o seu povo, o país, pelo que a recusa e o movimento contra a admissão da Guiné Equatorial à CPLP deve ser inequivocamente dirigida ao regime de Teodore Obiang salvaguardando o seu povo, inscrevendo explicitamente NÃO AO REGIME DE OBIANG NA CPLP! Em vez de NÃO À GUINÉ EQUATORIAL NA CPLP!

Exigir a Obiang que se afaste do poder e que ele e seu séquito devolvam as riquezas roubadas a todo o país devia ter sido o primeiro passo da CPLP para tomar em consideração o pedido-proposta de adesão que há anos foi apresentado. Enquanto isso fica a valer o rotundo NÃO dos povos lusófonos AO REGIME DE OBIANG NA CPLP. Deixem-se de “paninhos quentes” para proporcionar ao ditador mais uma máscara de credibilidade “democrática”, mais tempo para roubar e oprimir o povo.

Repetindo: Já basta Eduardo dos Santos! (Redação PG - AV)

Saiba mais em www.movimentocplp.org – ASSINE A PETIÇÃO


1 comentário:

Anónimo disse...

É uma excelente adesäo. Apoio incondicionalmente a adesäo da Guiné Equatorial á CPLP, com a mesma determinaçäo que apoio a adesäo de Cuba, das estruturas regionais de Macau e do estado indiano de Goa. Outra importante adesao seria a do Benin

Mais lidas da semana