terça-feira, 12 de junho de 2012

Seguro exige a Passos fim do “tabu” sobre condições do resgate espanhol




Eudora Ribeiro – Económico

Líder do PS exige ao primeiro-ministro que acabe com o “tabu” sobre as condições do empréstimo de até 100 mil milhões a Espanha.

António José Seguro mostra-se surpreendido com o "tabu em torno das condições do resgate a Espanha". "Exige-se que o primeiro-ministro venha explicar quais são essas condições, já que se está aqui a criar um tabu que não favorece ninguém", afirmou o líder dos socialistas.

A falar aos jornalistas em Lisboa, após ter estado reunido com o chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, Seguro defendeu que "é necessário haver transparência" quanto às contrapartidas do empréstimo de até 100 mil milhões a Espanha.

O líder socialista acusou também Passos Coelho de estar "de braços caídos, numa atitude passiva" no que respeita a renegociação das condições do programa de ajustamento português, insistindo que "Portugal precisa de pelo menos mais um ano para corrigir as contas públicas".

"A Espanha já nos leva avanço", disse Seguro, frisando que o actual primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy tomou posse depois de Passos Coelho e "já conseguiu mais um ano para o seu processo de consolidação orçamental".

Na mesma ocasião, Seguro insistiu que "não pode haver um tratamento diferente" para países que solicitem assistência externa. "Para mim não há países de primeira e países de segunda", sustentou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana