quinta-feira, 19 de julho de 2012

Distúrbios não podem colocar em causa valores básicos de existência da nação - CPLP



MMT - Lusa

Maputo, 18 jul (Lusa) - O secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, disse hoje esperar que os distúrbios de domingo em Timor-Leste "não ponham em causa os valores básicos que sustentam a existência da nação".

No fim de semana, distúrbios em Díli, capital timorense, provocaram a morte de uma pessoa, ferimentos em, pelo menos, quatro e a destruição de 58 carros.

Os distúrbios ocorreram depois de o partido do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que ganhou sem maioria absoluta as eleições legislativas de 07 de julho, ter convidado os dois partidos que elegeram menos deputados para formar governo, rejeitando uma coligação com a Fretilin, o segundo partido mais votado, no dia 07 de julho, pelos timorenses.

Questionado hoje pela Lusa, em Maputo, onde vai participar na sexta-feira na cimeira da CPLP, Domingos Simões Pereira disse "acreditar no povo timorense", que vive "num momento de alguma turbulência".

"Eu acredito no povo timorense. Sei que vivemos num momento de alguma turbulência, mas acredito que vão saber sair desta situação dialogando e ultrapassando a atual situação", afirmou.

Para o secretário executivo da CPLP, "a democracia também tem destes momentos, em que determinados segmentos da população se fazem ouvir desta forma".

"Esperamos simplesmente que esta forma de expressão não ponha em causa os valores básicos que sustentam a existência da nação", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana