sábado, 7 de julho de 2012

Eleitores e autoridades timorenses responsáveis por "sucesso" do dia eleitoral - CPLP



MSE - Lusa

Díli, 07 jul (Lusa) - O chefe da missão de observação eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às legislativas de Timor-Leste, Carlos Alves Moura, disse hoje que os eleitores e autoridades timorenses são "responsáveis pelo sucesso" do dia eleitoral.

"A população timorense, bem como as autoridades timorenses são responsáveis diretos pelo sucesso desta eleição", afirmou o brasileiro Carlos Alves Moura à agência Lusa, após o encerramento das urnas.

As urnas para as terceiras eleições legislativas de Timor-Leste em 650 centros de votação nos 13 distritos do país fecharam às 15:00 locais de hoje (07:00 de hoje em Lisboa).

Os 645.624 eleitores timorenses escolheram entre 21 partidos e coligações que se apresentaram a escrutínio, entre os quais a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), de Mari Alkatiri, e o Conselho Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que se recandidata ao cargo.

Segundo o chefe da missão de observação eleitoral da CPLP, durante o dia houve tranquilidade e expressões de cidadania, acrescentando que todos estão de "parabéns".

Carlos Alves Moura é coordenador geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, órgão da estrutura da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil.

A missão da CPLP, que vai estar no país até 12 julho, inclui observadores provenientes de Angola, Brasil, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e do Secretariado Executivo da CPLP, bem como elementos indicados pelas embaixadas portuguesa e brasileira em Timor-Leste.

Sem comentários:

Mais lidas da semana