domingo, 22 de julho de 2012

LULA DA SILVA DEFENDE MAIOR VALORIZAÇÃO DA CPLP



FYRO - Lusa

Rio de Janeiro, Brasil, 20 jul (Lusa) - O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje, numa gravação vídeo, uma maior valorização da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante cerimónia de entrega do prémio José Aparecido de Oliveira.

"A CPLP está a fazer 16 anos. Precisamos valorizá-la em todas as esferas, precisamos continuar a investir no potencial das nossas próximas gerações. O Brasil dá grande importância à comunidade", afirmou o ex-presidente.

Impossibilitado de comparecer à entrega do prémio - realizada hoje, em Maputo -, a mensagem do ex-presidente foi transmitida ao público durante a cerimónia.

Lula da Silva foi agraciado com o prémio pelo empenho na defesa e promoção da integração entre os países de língua portuguesa, com destaque para o envolvimento pessoal na criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará, região nordeste do Brasil.

Na gravação, de três minutos e meio, o ex-presidente dedicou a homenagem a todos os homens e mulheres "lutadores anónimos", que se empenham todos os dias na valorização da língua portuguesa e da CPLP.

"Recebo este prémio, não tanto como uma homenagem à minha trajetória pessoal - sindical e política - e mais como o reconhecimento das conquistas recentes da lusofonia", disse o ex-presidente brasileiro.

Lula da Silva está a recuperar do tratamento, de radio e quimioterapia, contra um cancro na laringe, diagnosticado em outubro do ano passado.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Chávez está se preparando para ir abraçar o capeta. Logo será a sua vez, Lula.

Anónimo disse...

é incrível, quase obceno, que um gaiato escreva semelhante comentário. Você, "ânonimo" não pode ser brasileiro e se o é, é um nazi ou dono de terras. sabia que os alemães simplesmente reindivicavam x-hectarem de terras,roubando-as dos brasileiros.
como você pode falar assim sôbre Homens como Lula e Chaves! no teu caso, Guevara seria o melhor remédio. vc. não quer que o Brasl ande, mas que fique "deitado eternamente em berço esplendido", não é? assim pode ser explorado e roubado! Vai aprender alguma, talvez assim consiga pensar em termos "nós" e não "eu". oh, pessoazinha primitiva!!

Mais lidas da semana