terça-feira, 3 de julho de 2012

O BOSQUE EM FLOR



Rui Peralta

Cubaneando (3)

Cuba-Japão

Nos últimos anos as relações entre Cuba e o Japão tornaram-se mais activas, depois de anos de relativa estagnação nas relações entre os dois estados. Em 2009 o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, viajou ao Japão e em 2010 o Japão efectuou duas visitas de alto nível a Cuba: a primeira pelo ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca e a segunda pelo vice-presidente do Senado. Em Janeiro deste ano o vice-ministro das Relações Exteriores e o vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca, visitaram Cuba.

Em 2014 celebra-se os 400 anos da chegada a Cuba do samurai Tsunenaga Hasekura, o primeiro-oficial japonês que foi ao continente americano em visita oficial. Estão previstos vários eventos em 2013 e 2014, para recordar essa data. Uma estátua do samurai foi colocada na avenida do Malecón com financiamento do Instituto Sendai Ikuei Gakuen, da cidade japonesa de Sendai. A inauguração da estátua foi realizada na presença de mais de 100 estudantes japoneses do Instituo e de representantes da cidade de Sendai.

A colaboração económica após a queda de Baptista foi iniciada em 1960, no âmbito da formação e na década de 90 foi ampliada a área de cooperação. Actualmente a Segurança Alimentar (projectos de difusão de tecnologias para produção de arroz, nas cinco províncias centrais, e projectos de piscicultura, em Santa Cruz do Sul, Camaguey) e o Meio Ambiente (projectos de fortalecimento de capacidades do manejo de resíduos sólidos, Havana, melhoramento da capacidade de desenvolvimento e tratamento de água subterrânea, Camaguey, Holguín e Las Tunas, prevenção de salinas, Mayabeque e elaboração de um plano central para o saneamento da baia de Havana) são temas prioritários nas relações entre ambos os países.

Todos os anos 20 a 30 funcionários e especialistas cubanos, em diversas áreas, participam em cursos de formação e de capacitação no Japão, acordo que já englobou mais de 700 cidadãos cubanos. Importante também a entrada em vigor, em Abril de 2010 do Acordo de Cooperação Técnica entre Cuba e o Japão. Desde 1998 os dois países colaboraram em cerca de 60 projectos comunitários para reparação de infraestructura social (electricidade e água potável) segurança social e saúde publica como a melhoria das condições hospitalares e centros para a terceira idade e de cuidados maternos, reabilitação de centros de abastecimento alimentar e de escolas primárias.

Também a cooperação cultural é uma temática importante das relações entre os dois povos. O Japão doou, em 2009, os novos equipamentos para o Planetário de Havana Velha, no âmbito da comemoração dos 80 anos de relações diplomáticos entre os dois países. Em Março deste ano foi assinado um projecto de doação ao ICRT de 535 programas e documentários televisivos da cadeia de TV japonesa NHK. As Jornadas da Cultura Japonesa converteram-se num referencial anual obrigatório, durante o mês de Novembro na Casa Museu da Ásia, para além da participação, este ano, em Fevereiro da Feira Internacional do Livro, que contou com a presença do maestro Yoshikazu Fukumura, director Honorário da Orquestra Sinfónica Nacional de Cuba.

O desenho industrial e o cinema não escapam á cooperação cubano-japonesa estando previstos para este ano e para os seguintes, seminários, encontros, cursos e festivais de cinema.

Cuba – Porto Rico

O Comité de Descolonização da ONU, analisa um projecto de resolução apresentado por Cuba, onde se reclama pelo direito do povo de Porto Rico á autodeterminação e independência. A iniciativa foi apresentada ao Comité pelo representante cubano neste organismo, Óscar Gonzalez Leon e conta com o apoio da Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela. Desde 1972 este Comité adoptou 30 resoluções e decisões sobre Porto Rico, reafirmando os direitos do povo porto-riquenho.

No texto apresentado ao Comité é também pedido ao presidente norte-americano que ponha em liberdade 3 presos políticos que cumprem pena em prisões norte-americanas, por motivos relacionados com a luta pela independência da ilha. São eles Óscar Lopez Rivera (que já cumpriu 31 anos de pena), Avelino González Cláudio e Norberto González Cláudio.

Os Cinco de Cuba

Martin Garbus, Tom Goldstein e Richard Klugh, advogados de defesa dos 5 patriotas cubanos presos nos USA, apresentara uma moção á Corte do Distrito Sul da Florida, em nome de Gerardo Hernandez Nordelo, um dos cinco, com o objectivo de obter a obrigação do governo norte-americano de entregar ao tribunal os documentos que estão em seu poder e os quais negou a divulgar no processo judicial. A moção faz parte da apelação colateral iniciada em Junho de 2010, com base no direito reconhecido aos réus de conhecer o alcance da campanha negativa que contra eles foi financiada pelo governo federal e que os culpabiliza. Nesta apelação são acusados 84 jornalistas, locutores e comentaristas de vários órgãos de imprensa, 7 canais de TV e 13 estações de rádio, todos acusados pelos réus de serem financiados pelo governo dos USA e de terem usado o nome dos réus de forma danosa.

Em Janeiro de 2009 o Comité Nacional para a Liberdade dos Cinco (NCFF), usando do direito concedido pela Lei da Liberdade de Informação (FOIA) solicitou ao Broadcasting Board of Governors (BBG) e ao Office of Cuba Broadcasting (OCB) informação sobre os pagamentos efectuados a jornalistas de Miami, para criarem uma campanha de pressão sobre o tribunal, enquanto decorriam os julgamentos deste processo nesta cidade. Vários meses depois o OCB entregou alguma informação preliminar, mas depois recusou-se a liberar a restante informação sobre os contractos e os pagamentos, principalmente os dados referentes ao período antecedente a 1999, dados que seriam de importância vital para a defesa de Gerardo.

O esforço realizado pelo NCFF e pela Sociedade para a Fundação da Justiça Civil (SCJF) não foi em vão e foi descoberto uma quantidade impressionante de matéria de prova desta operação governamental. O Liberation publicou até ao momento mais de 2200 páginas de contractos e pagamentos efectuados a jornalistas de Miami e da Rádio – TV Marti, que apesar de serem uma pequena parte daquilo que a OCB não quer mostrar, constituem prova mais do que suficiente de que o governo pagou a realização de uma campanha orquestrada contra os cinco cubanos. Estes pagamentos violam as leis norte-americanas sobre a utilização de fundos federais e que proíbem, de forma clara, o uso destes fundos para financiamentos de propaganda encoberta em território norte-americano.

No período compreendido entre 27 de Novembro de 2000 a 8 de Junho de 2001, período correspondente ao tempo de julgamento, o Nuevo Herald publicou 806 artigos e o The Miami Herald 305, o que representa uma saturação de assunto que criou um clima hostil contra os réus e que pode originar a anulação do julgamento ocorrido em Miami, por falta de condições, se for aplicado as regras administrativas que gerem o sistema judicial norte-americano e que proíbem ambientes de linchamento, que afectam o comportamento do tribunal e as leis de defesa dos réus.

O Parque Nacional Los Caimanes

O Parque Nacional Los Caimanes é uma área marinha de 300 km quadrados de extensão dos quais 0,04 % são terras emersas. Localiza-se no centro-norte de Cuba e é uma das zonas mais setentrionais do país no mar. Parque rico em biodiversidade, é um ecossistema onde desenvolvem-se cinco espécies de pargo e quatro de meros.

Este parque é gerido de forma a englobar a participação das comunidades costeiras. Mais de 50 mil pessoas incidem de maneira directa e / ou indirecta no equilíbrio de Los Caimanes e têm um grande sentimento de responsabilidade sobre o ecossistema. Em Janeiro de 2013 será posto em marcha um projecto de criação de esponjas que contará com a participação de pescadores e trabalhadores por conta própria, da região de Punta Alegre, uma povoação costeira com cerca de 7 mil habitantes, na província de Ciego de Ávila, a uns 420 km de Havana. Na fase inicial este projecto contará com 4 embarcações pesqueiras e estima-se uma produção anual de 5 toneladas. O preço da espoja no mercado internacional varia entre os 30 mil e os 50 mil USD por tonelada.

O projecto é apoiado pelo Programa de Pequenas Doações do Fundo para o Meio Ambiente Mundial. A segunda etapa do projecto será a criação em terra de condições para que as mulheres da povoação realizem as funções de processamento das esponjas e tratamento do produto final, o que irá acrescentar valor agregado.

Googlecensura, cibersoldados e ciberbloqueio

O Departamento do Tesouro dos USA ordenou á Google Analytics que cancelasse o serviço de estatísticas dos sites cubanos. O facto é obviamente grave. Por várias razões que se prendem desde questões de direito privado, abuso do estado até questões relacionadas com o direito internacional. Mas grave, grave é a forma como esta notícia correu o mundo. Grande parte dos media (que estão na mão das multinacionais do agronegócio, das mineiras, petrolíferas, banca, financeiras, e outras máfias legais da “economia de mercado livre” – se fosse “mercado controlado” era a mesma coisa, elas foram todas criadas no tempo em que estas economias eram todas de “mercado controlado”) culpabilizaram a vitima e vitimaram o culpado.

Vivemos um momento de ofensiva imperialista, escalonada em diversos níveis, mas global. Numas regiões o imperialismo passa á ofensiva directa, noutras actua de formas indirectas, utilizando sempre diferentes níveis de intensidade em cada forma de actuaçäo. Em relação a Cuba o imperialismo ensaia novas formas. No ano passado, no Panamá, realizou-se um evento denominado Think Cuba, onde foram discutidas novas formas de dotar a quinta coluna em Cuba. O evento (e a temática) repetiu-se este ano em Março, na Fundação Heritage, em Washington, com os mesmos participantes (agencias federais norte-americanas, ONG, políticos – correcto seria “pulhiticos” - de extrema direita e negociantes de baixo calibre cubanos e yankees) mas agora com um novo participante: o Google.

No mesmo sentido vão as recentes declarações de outro “pulhitico” o Senador Marco Rubio, um dos mais activos partidários do agravar do bloqueio, que defendeu recentemente a necessidade de dotar de Internet por sinal satélite a contrarrevolução no interior de Cuba. Tudo isto revela que os USA estão a implementar uma ciberguerra contra Cuba. E disso há muitas evidencias. Os vídeos de longa duração colocados no YouTube pela autodenominada “dissidência interna demonstram bem que algo se passa a este nível, pois que com as condições de rede existentes na ilha é impossível fazê-lo. Aliás a rede que Alan Gross montava, ou o equipamento que o agente da CIA, infiltrado na Segurança Cubana, Raul António Capote, comprovam isso mesmo.

Esta é uma operação que envolve várias multinacionais, coo a IBM e a Microsoft e que pretende apresentar as autoridades cubanas como inimigas da Internet. O afã com que os contrarrevolucionários se acotovelam para participarem num evento Think Cuba, que está em preparação na representação dos USA, apenas mostra as mãos que alimentam esta operação. Privado de informação correcta qualquer um que navegue despreocupadamente pela Internet ficará indignado e condena o “brutal e arcaico regime cubano”, esquecendo-se que o bloqueio a que os USA recorrem para tentar subjugar Cuba, conta com o apoio da IBM, da Microsoft e da Google e que os cabos que “carregam a informação da rede” também estão nas garras dos USA. Nestas condições e com muito dinheiro cria-se mais uma grande produção Hollywoodesca, daquelas que as senhoras de idade e os mais sensíveis, ficam com a lagrimazita no canto do olho

Cuba - Angola

Cinquenta e quatro especialistas cubanos de saúde encontram-se em Angola e que ficarão distribuídos nas 18 capitais provinciais, no âmbito da municipalização dos serviços de saúde, levado a cabo pelo governo angolano. Os especialistas cubanos são divididos em 18 equipas, constituídas por 3 elementos: um médico de família, um enfermeiro e um técnico de estatística. A assessoria cubana foi solicitada pelo Ministério da Saúde para apoiar a implementação do programa de cuidados primários de saúde.

Uma vez mais Angola agradece a preciosa ajuda fraterna de Cuba.

Fontes
J. R. Norton; "Saving General Washington"; Penguin, 2006
Mark Green; "Losing Our Democracy"; Sourcebooks Inc., 2006
Salvador Capote; "Los Cinco y la propaganda encubierta"; Cubadebate, 02/12/2009
Hedelberto López Blanch; Japón y Cuba amplían la colaboración; http://www.rebelion.org
Salvador Capote; Los Cinco de Cuba y las verdades ocultas; http://alainet.org
Patricia Grogg; Alternativas sostenibles para la adaptación al cambio climático; http://www.ipsnoticias.net
Iroel Sánchez; Un guión mal escrito y peor representado; http://www.cubahora.cu
Prensa Latina, 13/06/2010

Sem comentários:

Mais lidas da semana