segunda-feira, 9 de julho de 2012

Portugal - Greve dos médicos: Palavra do ministro já não vale nada para os médicos



Sílvia Caneco - i online

O ministro da Saúde marcou o encontro para tentar travar a greve nacional dos médicos. Os sindicatos avisaram que não estariam presentes. Ainda assim, Paulo Macedo não se demoveu e à hora marcada apareceu no local da reunião, assegurando aos jornalistas que o ministério estava disponível para negociar. Nada feito: os sindicatos mantiveram a promessa e os representantes do governo começaram e acabaram a reunião sozinhos.

Os dois sindicatos representantes dos médicos respondem que estão disponíveis para dialogar, sim, mas só na sexta-feira, a seguir à greve, marcada para quarta e quinta-feira. Paulo Macedo avisa que a paralisação trará prejuízos evitáveis para os portugueses e contrapõe: “Dia 13 não estaremos em melhores condições do que estamos hoje. Se dialogar depois da greve, os portugueses já tiveram prejuízos devido às consultas que ficaram por realizar e cirurgias que foram adiadas.” A Ordem dos Médicos alia-se aos sindicatos e garante que a responsabilidade da greve “é exclusivamente do ministro da Saúde e dos seus secretários de Estado”, por “não terem tornado o diálogo possível”.

“Lamentamos que o ministro não tenha estado disposto para encetar este diálogo há uns meses. Foi a indisponibilidade do Ministério da Saúde e do governo que fizeram com que, infelizmente, se acabasse por culminar neste processo que levou ao desencadear de uma greve”, disse à TSF o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, que acusou Paulo Macedo de “promover circo mediático”.

O Ministério da Saúde (MS) convocou a reunião para tentar desbloquear a greve, mas o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) continuam a considerar que não há razões para levantar a greve de dois dias. No final da reunião que não aconteceu, o ministro disse estar disponível para discutir tabelas salariais e encontrar outras soluções.

Este ponto levou o presidente do SIM, Jorge Roque da Cunha, a considerar “inaceitável” que o ministro da Saúde “faça depender a retoma das negociações da desconvocação da greve”. O sindicalista lembrou que o mesmo aconteceu com a greve às horas extraordinárias, em Dezembro, e que foi suspensa na condição de se voltar a negociar a grelha salarial dos médicos. “Seis meses depois ainda não foi apresentada uma proposta concreta”, criticou, acrescentando já não haver condições para acreditar na palavra do ministro.

Em comunicado, o Ministério da Saúde sublinhou que “o Governo continua a dialogar com as organizações sindicais” no intuito de “impedir que os portugueses sejam sujeitos ao sacrifício de uma greve. Caso se concretize, é um direito que o governo respeita e, na eventualidade de ocorrer, tudo será feito para que os inconvenientes para a população sejam minorados”.

Noutra nota, o ministério apresentou algumas propostas, entre elas “a abertura de 900 vagas para concursos destinados à contratação por tempo indeterminado dos médicos especialistas com internato concluído em Junho de 2011, privilegiando as necessidades verificadas no Algarve, Alentejo e interior do país”, e a contratação de 430 médicos que concluam o internato em Setembro e Outubro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana