domingo, 8 de julho de 2012

Timor-Leste: O MAU E FALSO PAI DA NAÇÃO




Ana Loro Metan - Timor Lorosae Nação, em 29.08.10 - reposição

GERAÇÃO MAIS NOVA VAI TER PODER DE FOLCLORE

Os dirigentes timorenses de mais idade, acima dos 60 (?), retiraram-se para o interior do país para passar um fim de semana em convívio e debaterem a entrega dos poderes aos mais novos. Signifique isso o que significar. Por agora não sabemos o verdadeiro significado do que foi debatido na realidade e a que conclusões chegaram, é possível que nunca o venhamos a saber. O tempo passa e as mentiras crescem. Com líderes tão falsos, corruptos, vendidos e mentirosos, acabará cada um por dizer de seu entendimento e ainda ficaremos mais baralhadas e baralhados. É o que querem. Eles consideram-se os deuses e nós os do rebanho que nem sabe balir. Arrogância não lhes falta. Disseram que conviveram e que foram reatadas amizades e entendimentos. Ramos Horta declarou a garantia da estabilidade. Como terão conversado? O que disseram? Enfrentaram os erros cometidos e dissecaram-nos? Disse Gusmão que lamentava ter optado por eliminações físicas de adversários políticos porque foi a única via que existia para a almejada estabilidade? Que Alkatiri escapou a esse tipo de decisão por uma unha negra? Ramos Horta terá explicado sobre o seu envolvimento no golpe de estado de 2006 e da traição ao PM Alkatiri e todo o governo legítimo? Terão usado de transparência e reconhecido seus erros, excessos, crimes, e pedido desculpas uns aos outros? Se não que estabilidade podemos esperar? Mesmo a aparente estabilidade será até quando? Até ao próximo golpe ou acção política envolta em falsidade?

Vamos aguardar e ver o que dali sai, se algo sair de positivo. Devemos sempre duvidar porque o passado assim o demonstra. Gusmão diz-se na disposição de passar poderes para os mais jovens? Quando? Daqui por quantos anos? E Mari Alkatiri concorda? A FRETILIN e os outros lideres mais velhos concordam? Afinal haverá alguém que discorde? Que poder tem agora Alkatiiri para passar às gerações mais jovens? Quer entregar a direcção da FRETILIN a Bano? A Teixeira? A Rogério Lobato, que até já nem faz parte dos jovens? A quem? Vai privilegiar os históricos em vez de se lhes opor? Ou não quererá Alkatiri ver-se substituído por quem possa na realidade fazer frente às tramóias do desonesto Xanana Gusmão e respectivos servos? É que ele vai permanecer com imensos poderes mesmo quando parecer que já os abandonou. Tem sido exactamente isso que veio construindo desde que pisou Timor-Leste há 10 anos atrás, essas políticas foram delineadas antes de ele chegar a Timor-Leste e são as que têm sido aplicadas. Timor está refém dos poderes de um só homem porque esse poder a si lhe foi prometido e entregue. Poderes que têm vindo a ser alargados ao longo desta década. Viu-se em 2006, viu-se no 11 de Fevereiro de 2008, vimos todos os dias. O exército, as polícias, as secretas, as judiciárias que agora se vão formar, os tribunais, têm um dono e são moldadas com os poderes de um dito – por alguns – pai da nação.

Um pai? Mas um pai nunca deixa os seus filhos passarem fome de quase tudo, caso contrário é um mau pai. Isso é o que é Xanana, ou então não é pai da nação, coisa nenhuma. É pai dos seus filhos e família e esses estão a abarrotar de bens, de empresas, de boa vida, de contas bancárias recheadas. E ainda há pouco tempo quase nada tinham. Para esses ele é bom pai, bom familiar e amigo. Repare-se em Zenilde, por exemplo. Todos se esqueceram? Porque não vão agora ver como vive e o que tem de seu? Como foi que em tão pouco tempo conseguiu tanta abastança? E todos os outros? E os milhões roubados já estão esquecidos? Onde está o combate à corrupção? Que tem feito a comissão de Gusmão batizada de KKN? A Justiça é Poder que também detém e que partilha com Horte e outros. Em troca de medos e bens, com regalias especialíssimas. Temos visto e sabido.

Vamos esperar com desinteresse o resultado desta reunião alargada com o objetivo da passagem dos poderes. Daqui por uns anos veremos se os poderes continuam ou não nas mesmas mãos dos de agora. Tudo o resto será folclore. Gusmão e mais uns quantos, detentores do “bolo” decidiram que já possuíam o bastante para poder dividi-lo um pouco e calar opositores. Houve quem aceitasse e foi isso que exatamente aconteceu. É isso que está a acontecer. A miséria continua colada à pele e à alma do povo, intervalada com algumas migalhas e nacos, mais ou menos, para aplacar a indignação, o desespero, a insurgência. E se algo se passar de errado, que perigue a estabilidade dos poderosos, as forças repressivas estarão atentas. Pior se não existir uma oposição que denuncie o descalabro em que está o país. Fiquemos para ver, de preferência também muito atentos e a pugnar por uma verdadeira justiça, uma verdadeira paz.

Sem comentários:

Mais lidas da semana