terça-feira, 28 de agosto de 2012

Angola: Nova baía de Luanda foi hoje inaugurada pelo PR Eduardo dos Santos

 

EL - Lusa, com foto
 
Luanda, 28 ago (Lusa) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, passou a manhã de hoje, dia em que faz 70 anos, em inaugurações, com destaque para a nova marginal da baía de Luanda, numa requalificação liderada pelo consórcio português Mota Engil/Soares da Costa.
 
A obra, orçada em 300 milhões de euros, foi assumida pela banca privada angolana, liderada pelo Banco Atlântico e integra 147 mil metros quadrados de espaços pedonais, três parques infantis, oito espaços para a prática de vários desportos, cinco áreas para iniciativas culturais e 10 novas praças ao longo do passeio marítimo.
 
A inauguração do novo espaço, cuja requalificação se prolongou por 30 meses, bordeja a Avenida 4 de Fevereiro e foi marcada pela realização dos primeiros jogos desportivos da baía nas modalidades de vela, basquetebol, andebol e patinagem, em que participaram 600 crianças.
 
José Eduardo dos Santos, que não interveio, esteve acompanhado da mulher, Ana Paula dos Santos, numa cerimónia em que estiveram presentes o embaixador de Portugal, João da Câmara, membros do Governo angolano, corpo diplomático e diversas individualidades, entre as quais o vice-presidente da República, Fernando Piedade dos Santos, e o presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma.
 
Depois da marginal, José Eduardo dos Santos, sempre acompanhado da mulher, inaugurou a Mediateca de Luanda, espaço com capacidade para atender duas mil pessoas diariamente.
 
As obras do edifício, que ocupa uma área de 2.900 metros quadrados, estiveram a cargo de uma empresa chinesa e duraram 14 meses.
 
Na entrada do novo espaço, José Eduardo dos Santos teve a acolhê-lo algumas dezenas de pessoas, trajadas com as cores do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido que lidera, que gritaram palavras de ordem de incitamento para as eleições gerais de sexta-feira.
 
A última inauguração foi uma unidade de saúde no bairro Katintom, em Luanda, com capacidade de internamento para 120 doentes.
 
O novo hospital prestará serviços nas áreas de pediatria, medicina, maternidade, raio x, hemoterapia, bloco operatório, ortopedia, estomatologia, planeamento familiar, entre outras especialidades.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana